O Centro Paroquial de Assistência do Juncal (CPAJ) vai organizar, no próximo domingo, em parceria com o grupo juncalense “Os Pintas”, um passeio de motas e motorizadas antigas. As receitas do evento vão reverter para a construção de um espaço de atividades lúdicas para as crianças que frequentam a instituição.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Licínio Santos é o líder do grupo de motorizadas “Os Pintas” e integra a organização do evento a pedido do diretor técnico do CPAJ, Lúcio Alves. “Não podia recusar o convite porque o CPAJ tem-nos ajudado bastante, cedendo-nos o espaço quando necessitamos”, explica o também talhante, reconhecendo que esta ajuda é uma forma de agradecimento à instituição. Por seu lado, Lúcio Alves admite que, por ser o primeiro passeio organizado pelo CPAJ, a adesão até ao momento “ainda é incerta”, contudo o diretor técnico, que está no CPAJ há 15 anos, acredita que o número de inscritos poderá rondar os “200 participantes”.
A inscrição para o 1.º passeio de motas e motorizadas antigas da CPAJ terá um custo de 20 euros para cada participante e 15 euros para cada acompanhante. Os participantes terão direito a um kit de lembranças oferecido pela organização.
A concentração para o passeio é às 9 da manhã no parque de estacionamento da CPAJ. Depois da bênção dos capacetes, o passeio inicia às 9:45 horas e passa por vários pontos de atração do concelho de Porto de Mós, regressando ao Juncal, para um almoço convívio no restaurante “A Azenha”, que terá entradas, sopa da pedra e porco no espeto, pelas 13:30 horas. O evento termina às 15 horas com a entrega das lembranças e dos prémios.
O CPAJ está em atividade há 62 anos e apoia mais de 300 agregados familiares nas áreas da infância, desenvolvimento comunitário e ação social. A instituição atua no auxílio de famílias numa situação de vulnerabilidade social, tendo ainda um projeto de apoio alimentar, em que recolhe alimentos excedentes de grandes superfícies, redistribuindo-os para famílias com dificuldades.
Para o futuro, a Direção pretende criar no CPAJ um Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental para ajudar famílias a adquirir competências parentais. Além disso, está no horizonte a criação de “uma academia juvenil que dê aos adolescentes a possibilidade de desenvolver atividades de intercâmbio à semelhança do programa Erasmus”.
Nos últimos quatro anos, foram investidos cerca de 800 mil euros no CPAJ, para a requalificação e ampliação do edifício, que aumentou a capacidade. Os 1.800 metros quadrados de área coberta acolhem 51 crianças do pré-escolar, 60 do ATL e 116 da creche. Estes números, segundo Lúcio Alves, “dão resposta às necessidades existentes, não existindo, à data, pedidos em lista de espera”.
No CPAJ trabalham ainda cerca de 30 funcionários, entre educadores de infância, auxiliares, técnicos de limpeza, de cozinha e de outras áreas.