A Menizas D’Aire, marca conhecida pelo fabrico das tradicionais mantas de Mira de Aire, é cada vez mais um “porta-estandarte” da indústria têxtil da região. Criada há seis anos pela empresa Pombo & Azevedo, que celebrou 50 anos no passado dia 16 de outubro, a marca tem vingado no mercado internacional, para onde se destina a maior parte da produção.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“O mercado estrangeiro está em crescimento e, para nós, é cada vez mais uma tendência”, vinca o criador da Menizas D’Aire e atual proprietário da Pombo & Azevedo ao REGIÃO DE CISTER. Luís Micaelo explica que a pandemia foi o ponto de viragem do negócio, uma vez que naquele período o mercado nacional “quebrou” e o cliente estrangeiro emergiu como principal comprador. Atualmente, as vendas dentro de portas equilibraram os números apresentados antes da pandemia, mas, ainda assim, não superam o volume comercializado para o exterior. “O cliente estrangeiro aprecia o detalhe rústico e tradicional”, explica o empresário, justificando o sucesso da tecelagem da Menizas D’Aire fora de portas. Os Estados Unidos da América e a Alemanha são os principais destinos dos têxteis da marca de Mira de Aire que tem ainda grande expressão por toda a Europa, estendendo as vendas a países como Espanha, França, Inglaterra, Irlanda, Países Baixos e Polónia.
O crescimento do volume de comércio da Menizas D’Aire motivou, nos últimos dois anos, a contratação de mais três funcionários para a Pombo & Azevedo, elevando, assim, para sete o número total de empregos que a empresa oferece.
Na base deste projeto, Luís Micaelo pretende preservar toda a tradição da indústria têxtil, aliando-a à inovação, com “novas cores, novas conjugações e novos desenhos”. A sustentabilidade é também um “compromisso importante” para a entidade. “Desde a fundação da empresa, em 1973, que houve uma preocupação muito grande com a sustentabilidade porque sempre reaproveitamos fio para fazer novos produtos”, explica o empresário, salientando que essa preocupação foi agora redobrada nos últimos seis anos, no âmbito do projeto Menizas D’Aire. “Começámos a fazer acessórios com os excessos de tecido provenientes da produção das mantas como malas, capas, sacos, almofadas, mochilas ou porta-chaves”, acrescenta. Além destes artigos e das famosas mantas de Mira de Aire, a marca fabrica também tapetes e passadeiras.
A criação da marca Menizas D’Aire tem ainda como outro objetivo transportar toda a história da indústria têxtil de Mira de Aire. O próprio nome “Menizas” significa mantas, sendo um termo proveniente do calão do negociante mirense.
Em 50 anos de atividade, a Pombo & Azevedo foi sempre uma empresa familiar. Começou “pela mão” do pai de Luís Micaelo com outros dois sócios. Atualmente, é Luís Micaelo que gere a empresa, com ajuda da mulher, Tânia Branco, dando continuidade a “uma paixão de família” que promete continuar a colocar em todos os projetos futuros.