No ano em que está a assinalar 30 anos de existência – comemorados no passado mês de janeiro – o Agrupamento 1022, sediado na freguesia do Vimeiro, passa por um momento de grande pujança.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Com cerca de 80 jovens a darem corpo a uma panóplia de atividades transversais e que, ao longo do ano, promovem momentos de convívio e partilha, mas, e acima de tudo, potenciam os seus desenvolvimentos cognitivos, os escuteiros do Vimeiro dinamizam ao máximo o lema do escutismo: “Aprender, brincando.”
O espaço está aberto a todos, sendo que, em bom rigor, a captação de novos escuteiros também está dependente do número de dirigentes existentes. Até porque, no Agrupamento 1022 há jovens dos 7 aos 22 anos de idade e, como tal, é sempre necessário o devido acompanhamento de pessoas mais velhas e já com uma vasta experiência nesta área.
O REGIÃO DE CISTER falou com a chefe do Agrupamento 1022, no sentido de fazer um ponto da situação sobre a atualidade do grupo. E a reação não podia ser mais positiva. “Há 30 anos esta paróquia era uma aldeia mais vazia, mas com dedicação e trabalho de muitas mãos vimos surgir uma associação de valores, ensinamentos, amizades inquebráveis (e até casamentos)”, salienta Inês Rodrigues. “Neste ano comemorativo celebramos memórias e todos os que aqui passaram e cresceram em sabedoria e fé”, salientou a dirigente, agradecendo a quem, durante estas três décadas, ajudou a desbravar este percurso. “Olhando para trás lembramos o que nos trouxe até aqui, gratos a quem, com sonhos tão vastos quanto um céu estrelado, teve coragem e disse sim, prometendo sob a nossa bandeira, garantindo a continuidade do caminho”, acrescenta.
Os elementos que compõem o grupo de escuteiros estão divididos por quatro seções, mediante as idades, sendo que cada seção faz, por norma, um acampamento por trimestre. Além disso, uma vez por ano realiza-se também o acampamento de agrupamento, onde estão presentes todos os elementos e também todos os dirigentes. Geralmente acontece em Alcobaça, mas também já houve ocasiões em que foi realizado noutros concelhos.
Recentemente, e como forma de homenagear o Agrupamento 1022, um dos maiores do Núcleo do Oeste do Corpo Nacional de Escutas, pelas três décadas de atividade, a Junta do Vimeiro ofereceu um memorial que ficou situado junto à igreja da freguesia. Inês Rodrigues não se coíbe de agradecer o gesto ao executivo: “São 30 anos de dedicação e compromisso que, por vontade da Junta do Vimeiro, na pessoa do senhor presidente Pedro Pombo, foram merecedores de uma homenagem na forma de um memorial que eterniza memórias construídas no coração da comunidade onde fé e compromisso se encontram. Este memorial é símbolo do compromisso, dedicação e amor que temos a esta causa”.
A concluir, uma mensagem de esperança: “Enquanto celebramos o passado, olhamos o futuro com esperança. Sabemos que os nossos jovens estão prontos para os desafios”, salientou a chefe do Agrupamento 1022.