Sábado, Julho 12, 2025
Sábado, Julho 12, 2025

25 anos de memórias doces

Data:

Partilhar artigo:

Parece que foi ontem e, ao mesmo tempo, parece que esteve sempre cá esta tradição

Susana Santos

Há 25 anos era o Dr. Gonçalves Sapinho Presidente da Câmara e a minha amiga Nina, ou melhor, a Dr.ª Alcina Gonçalves, vereadora da Cultura. Ambos se empenharam em dar a conhecer ao país inteiro a excelência dos nossos doces conventuais e ambos se esforçaram para que nós, herdeiros das tradições de Cister, percebêssemos o imenso tesouro sobre o qual caminhamos e que só pode brilhar se o soubermos polir.

E assim fizeram nascer a Feira dos Doces Conventuais. E fizeram-no com tanto êxito que nos anos seguintes se multiplicaram iniciativas similares por todo o país. Parece que foi ontem e, ao mesmo tempo, parece que esteve sempre cá esta tradição. Porém, nem uma coisa nem outra são verdadeiras.

Já passou um quarto de século. Tempo suficiente para nos esquecermos de como tudo começou. Tempo que baste para nos acomodarmos, esquecendo que só melhorando, criando histórias e memórias coletivas é que a nossa Feira resistirá. Para isso é preciso acrescentar-lhe investigação, inovação e disciplinas várias. Não se trata apenas de doces inspirados na tradição conventual. Trata-se de uma experiência estética, gastronómica e capaz de nos transportar para outros lugares, noutros séculos, debaixo de outros claustros.

Região de Cister - Assine já!

Digo isto e ao mesmo tempo estou certa de que vamos continuar a ser surpreendidos com novas histórias, livros e formas de expor. E que poderei, daqui a muitos anos, contar aos meus netos que devemos tudo isto à visão pioneira de duas pessoas extraordinárias a quem, pessoalmente, devo ainda mais: Gonçalves Sapinho e Alcina Gonçalves.

AD Footer
Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!