Sábado, Julho 27, 2024
Sábado, Julho 27, 2024

25 anos de memórias doces

Data:

Partilhar artigo:

Parece que foi ontem e, ao mesmo tempo, parece que esteve sempre cá esta tradição

Susana Santos

Há 25 anos era o Dr. Gonçalves Sapinho Presidente da Câmara e a minha amiga Nina, ou melhor, a Dr.ª Alcina Gonçalves, vereadora da Cultura. Ambos se empenharam em dar a conhecer ao país inteiro a excelência dos nossos doces conventuais e ambos se esforçaram para que nós, herdeiros das tradições de Cister, percebêssemos o imenso tesouro sobre o qual caminhamos e que só pode brilhar se o soubermos polir.

E assim fizeram nascer a Feira dos Doces Conventuais. E fizeram-no com tanto êxito que nos anos seguintes se multiplicaram iniciativas similares por todo o país. Parece que foi ontem e, ao mesmo tempo, parece que esteve sempre cá esta tradição. Porém, nem uma coisa nem outra são verdadeiras.

Já passou um quarto de século. Tempo suficiente para nos esquecermos de como tudo começou. Tempo que baste para nos acomodarmos, esquecendo que só melhorando, criando histórias e memórias coletivas é que a nossa Feira resistirá. Para isso é preciso acrescentar-lhe investigação, inovação e disciplinas várias. Não se trata apenas de doces inspirados na tradição conventual. Trata-se de uma experiência estética, gastronómica e capaz de nos transportar para outros lugares, noutros séculos, debaixo de outros claustros.

Região de Cister - Assine já!

Digo isto e ao mesmo tempo estou certa de que vamos continuar a ser surpreendidos com novas histórias, livros e formas de expor. E que poderei, daqui a muitos anos, contar aos meus netos que devemos tudo isto à visão pioneira de duas pessoas extraordinárias a quem, pessoalmente, devo ainda mais: Gonçalves Sapinho e Alcina Gonçalves.

AD Footer
Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

João Simões regressa ao ativo e vai comandar o Sp. Marinhense

Mais de dois anos depois de se ter despedido do HC Turquel, o técnico João Simões está de...

A olímpica made in “Cister”

“Melhorar o resultado de Tóquio”. Esta foi a meta que a alcobacense traçou na antecâmara dos Jogos Olímpicos,...

“É um orgulho para a freguesia estar no mapa do futsal nacional”

Fundada em 2016, a secção de futsal do Centro Social de Évora está, pela primeira vez, nos campeonatos...

António Zambujo dá concerto em Alcobaça

António Zambujo sobe ao palco do Cine-teatro João D’Oliva Monteiro, em Alcobaça, no dia 28 de setembro, às...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!