Objetivo cumprido. Os professores da EB 2/3 D. Pedro I têm vindo a desenvolver várias iniciativas no sentido de angariarem fundos para a instalação de um novo sistema de som na escola e a verdade é que a meta foi alcançada. Depois dos cerca de 3.100 euros conseguidos no “Festival das Sopas e Pastéis”, no passado mês de maio, agora foi a vez da “Noite de Fados”, que decorreu no passado dia 24 de novembro, a fazer aumentar o “bolo”, uma vez que o evento permitiu juntar cerca de 1.000 euros.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A iniciativa, que decorreu na Adega de Alcobaça, contou com a presença de mais de duas centenas de pessoas, sendo mais um dos projetos englobados no plano de atividades do Agrupamento de Escolas de Cister.
O respasto e a atuação dos fadistas convidados promoveu uma noite de imensa animação, e à qual não faltaram os representantes de várias entidades do concelho, tais como Hermínio Rodrigues, presidente da Câmara de Alcobaça, Isabel Fonseca, presidente da União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria (UFAV), e Manuela Lourenço, diretora do Agrupamento de Escolas de Cister.
Ao REGIÃO DE CISTER, Paulo Carreira, um dos professores promotores da iniciativa, fez questão de agradecer publicamente a todos quantos contribuíram para que o evento fosse um sucesso. “Foi uma noite extraordinária, onde não só conseguimos dar mais um passo muito importante para podermos instalar o sistema de som na EB 2/3 D. Pedro I, como também promovemos momentos de enorme partilha e convívio a todos os presentes. Quero, por isso, agradecer aos fadistas, à Adega de Alcobaça, que cedeu gratuitamente as instalações, à Associação Recreativa e Cultural do Carvalhal de Turquel, que cedeu toda a logística para o evento, bem como aos alunos e assistentes operacionais da escola e ainda a todos os elementos que fizeram o serviço de mesa”, assinalou o docente.
Agora, e já depois destas angariações de fundos, é tempo de acelerar e concluir o processo da instalação do sistema de som no referido estabelecimento de ensino. Sendo que, para isso, houve também (mais) uma boa notícia para os professores da EB 2/3 D. Pedro I: a Ufav decidiu comparticipar com a verba que faltava e, dessa forma, é caso para dizer que as contas “estão encerradas”.
E este “empurrão” dado pela Junta foi também alvo dos mais rasgados elogios de Paulo Carreira: “Estamos muito gratos à União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria, na pessoa da sua presidente, Isabel Fonseca. Foi um gesto de enorme bondade e que merece o nosso profundo agradecimento.”
Conseguido o mais difícil, entenda-se a verba necessária para a instalação do sistema de som, é tempo de avançar para a sua instalação. O projeto deverá ficar concluído até final do próximo mês de janeiro e permitirá, depois disso, realizar vários eventos – musicais e não só… – na EB 2/3 D. Pedro I, em Alcobaça.