A Transportes Rodoviários de Mercadorias do Valado, sediada na freguesia de Valado dos Frades, tem apresentado um crescimento assinalável no setor dos transportes e procura consolidar a posição no mercado, investindo na frota e em instalações para dar mais soluções aos clientes.
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O pós-pandemia foi um período positivo para a empresa, que aproveitou para realizar investimentos, nomeadamente no aumento da frota e na abertura de um armazém de distribuição em Vagos, com o intuito de evoluir em quantidade e qualidade os serviços prestados.
Além da presença em Valado dos Frades e em Vagos, a Transportes do Valado abriu, em maio de 2023, um novo armazém em Valongo. Ainda naquele ano, a entidade voltou a aumentar a frota automóvel e criou condições de importação e exportação para novos destinos.
“Neste momento, conseguimos colocar ou trazer uma palete de qualquer ponto do mundo”, explica o atual diretor-geral. Rui Pereira salienta também que a possibilidade de realizar transportes via marítima e aérea oferece um complemento muito importante aos serviços da empresa. “É uma realidade com cerca de 16 meses e que completa o nosso negócio, pois conseguimos oferecer uma solução integrada em todas as tipologias de transporte, chegando também a outros continentes”, reforça o valadense.
Aliado a estes fatores, a Transportes do Valado integra a rede francesa de “pallet network” Astre, que permite “enviar de forma competitiva paletes de 200 quilos para toda a Europa”. Assim, o processo de transporte é facilitado e permite chegar a cerca de 20 países europeus. A criação da marca TDV Group, em 2022, teve também como grande objetivo ajudar no processo de internacionalização da empresa.
Fundada em 1977, por Armando Pereira e Maria Pereira, a empresa começou por operar no transporte de produtos hortícolas. Com o sucesso alcançado, o crescimento da frota e a expansão das instalações foi um processo que aconteceu com naturalidade e que decorre até então.
Para Rui Pereira, o “segredo” passa por, dentro do possível, “tentar prever as tendências de mercado” e pela “otimização dos custos de estrutura”. Ainda assim, a gestão familiar continua a ser, no ponto de vista do dirigente, a principal valência da entidade. “As decisões são tomadas mais rapidamente. Esta característica permite-nos ter um contacto mais próximo com o cliente, o que facilita toda a dinâmica do negócio”, fundamental.
Para o futuro, é projetado “um crescimento interessante na distribuição nacional” com a “abertura de um armazém a sul, em Palmela ou no Montijo”. Outro dos investimentos na calha é “a construção de um novo armazém e de novos escritórios na área de localização empresarial de Valado dos Frades”.
A empresa, que ocupou em 2022 a 23.ª posição do ranking das 250 maiores empresas dos concelhos de Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós com um volume de negócios na ordem dos 16 milhões de euros, alberga cerca de 150 empregados. No que concerne à frota, a firma tem 112 tratores, 160 reboques e 23 viaturas para o transporte nacional, de porta a porta.