A Valorlis apostou numa ferramenta inteligente que permite acompanhar o nível de enchimento dos contentores, através de uma plataforma digital e de um sistema de sensorização instalado em 138 contentores na Serra de Aire, abrangendo os concelhos de Porto de Mós e da Batalha.
A implementação dos sensores permite melhorar o serviço de recolha de ecopontos, em zonas de grande dispersão populacional, e adequar de forma “dinâmica” os circuitos de recolha dos resíduos recicláveis, “cruzando o histórico de enchimento dos ecopontos com os dados recolhidos em tempo real”, avança a Valorlis, num comunicado. Este equipamento foi instalado nos ecopontos mais distantes das principais rotas de recolha, que implicavam percorrer “distâncias consideráveis”.
A iniciativa está integrada nos projetos “IoT” que, segundo a administradora executiva da Valorlis, Marta Guerreiro, fazem partem da aposta da entidade na “inovação tecnológica dos sistemas de gestão de recolha seletiva de recicláveis, impactando positivamente o quotidiano das operações”.