Quem entra no estabelecimento comercial Agro-Êxito, na Rua das Eiras, certamente não sai insatisfeito. Porque mesmo que não encontre o que procura à primeira tentativa, dado o elevado número e a enorme variedade de artigos em stock, vai encontrá-lo após alguns minutos de procura. “E se não encontrar, não há nenhum problema, pois nós encomendamos e fazemos chegar o produto em pouco tempo”, afirma o atual responsável pelo negócio, que é conhecido, precisamente, por desenrascar os clientes que ali aparecem.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Aquele espaço, conhecido popularmente como o “El Corte Inglés” de Turquel, está aberto ao público há mais de meio século e é gerido por António Roxo, que deu continuação ao negócio de família.
Inicialmente, o estabelecimento vendia apenas rações para animais, mas com o passar dos anos existiu “a necessidade de responder às exigências dos clientes e às alterações do mercado” e foram acrescentadas (muitas) áreas ao negócio. Atualmente, a loja vende “praticamente tudo”. Além de produtos de alimentação para animais, materiais para agropecuária, ornitologia, animais de companhia, agricultura, cunicultura, limpeza, higiene e bricolagem o espaço dispõe ainda de uma pequena mercearia, “onde as pessoas podem encontrar alimentos e outros produtos para satisfazer as necessidades diárias”. Ainda assim, se tivesse de escolher uma área de venda que distinguisse a Agro-Êxito, António Roxo escolheria “a fruta da época oriunda de produtores regionais” como o “ex-libris de mercado”.
A característica de encontrar solução para os desejos dos clientes, em qualquer setor, originou uma brincadeira entre a comunidade local que fez com que o espaço fosse apelidado, de uma forma curiosa e caricata. “Muitas das vezes as pessoas vão procurar produtos a outros estabelecimentos e até grandes superfícies, mas, no final, vêm até aqui porque sabem que nós conseguimos o que elas querem. É por isso que há quem nos chame “Tem Tudo”, “El Corte Inglés” ou “Aki” de Turquel”, explica o turquelense.
Não é só neste aspeto que se distingue a Agro-Êxito. O local acaba por ser um ponto de encontro da população, que por ali passa. “Os clientes são como família para nós e é também a proximidade que temos com eles que nos torna diferentes”, refere o empresário, que conta ainda uma história peculiar que reflete a importância do espaço no contexto social de alguns conterrâneos. “Há senhoras que vêm até aqui, fazem as suas compras e ficam na conversa connosco ou com outros clientes, durante algum tempo. Chegam de bengala, pelas dificuldades de locomoção, mas depois do momento de confraternização vão se embora e esquecem-se dela aqui. Talvez também sejamos a cura para alguns problemas de saúde”, afirma António Roxo, em tons de brincadeira.
O espaço está em funcionamento “todos os dias, incluindo aos fins de semana”, o que, por vezes, parece não ser suficiente. “Mesmo assim, os clientes procuram-nos fora do período de expediente”. Após mais de 50 anos a servir a comunidade local, o empreendedor assume que é cada vez mais difícil “oferecer uma boa relação preço/qualidade” ao consumidor. No entanto, todo o tempo de atividade resulta num “sentimento de orgulho” e numa motivação “que supera todos os momentos em que o trabalho é cansativo e desgastante”.