Foi na tarde da passada sexta-feira, nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, que decorreu mais uma sessão do “ATIVAmente”, projeto pioneiro que é dinamizado pela União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria (UFAV) e que, neste caso concreto, teve um destinatário específico: os cuidadores formais.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A dinâmica que tem vindo a ser levada a cabo pela UFAV tem tido vários ângulos de abordagem, sendo que o projeto teve como base combater o isolamento social e promover o bem-estar de toda a população da freguesia. Agora, numa fase já mais desenvolvida, a iniciativa expandiu-se para os cuidadores formais, nomeadamente através da introdução de uma nova temática, no caso, o “Cuidar de Quem Cuida”.
Já depois de ter dinamizado esta ação na Fundação Maria e Oliveira, também em Alcobaça, a UFAV deu continuidade às sessões na Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, onde todos aqueles que marcaram presença puderam adquirir ainda mais ferramentas de aprendizagem para poderem aplicar no seu quotidiano, ainda para mais quando estamos na presença de uma missão tão nobre, que é a de ajudar quem mais precisa.
A ação foi extremamente participada e quem nela se inscreveu saiu, naturalmente, mais rico.
Em declarações ao REGIÃO DE CISTER, a presidente da UFAV não esconde o orgulho por mais este passo num projeto que considera tão importante.
“Foi mais uma sessão de aprendizagem que promovemos a todos aqueles que tanto fazem para tratar dos outros. Estamos certos de que estas ações vão ajudá-los na gestão das emoções e deixá-los ainda mais preparados para os desafios diários”, assumiu Isabel Fonseca.
Ainda de acordo com a autarca, “o projeto vai continuar a ser desenvolvido, sempre com o intuito de ajudar todos os nossos fregueses”