Março traz aquele pronúncio de mudança; aquela característica de “renovação de votos do novo ano”. E não é por acaso. É em março que se renova a estação do ano que representa o nascimento.
Março celebra a mulher – o ser de luz que é capaz de criar vida; em contexto religioso exalta-se a ressurreição. É por isso um momento temporal repleto de possibilidades. A maré de hoje parte do lugar interior que se acende em nós perante a possibilidade nova que augura bonança! Há quem lhe chame esperança! Gosto de pensar que existe em nós um reservatório incandescente repleto deste material. É dele que são feitos os sonhos. E é dele que são feitas as ações que realizam sonhos.
Desta feita, proponho que lhe acedam acreditando que está pleno, mesmo que muitas vezes pareça estar no limiar da sua reserva.
O primeiro trimestre de 2024 foi desafiador. Todos os flancos foram cercados e não se avizinham tréguas. É a política, a saúde, a habitação, a educação, a economia; são as guerras e a utopia da paz, e todas as batalhas em cada um de nós ao mesmo tempo. Portanto, é imperativo que nos façamos valer destes momentos e enchamos o “reservatório”.
Todos os dias lutamos com o difícil, com o desafio e com o impossível e mesmo assim lhes levamos a melhor. E ainda que sejamos distintos, na verdade, somos todos muito idênticos na forma como sentimos; na forma como lutamos e principalmente na forma como amamos. Por isso acredito que esta mensagem ecoará em muitos de vós. Não é fácil fazer este exercício.
Torna-se difícil encontrar o equilíbrio, por vezes. Alguns dias correm bem, outros não. O facto é que, de alguma forma, damos um jeito e tudo se encaixa por que somos capazes de nos reinventarmos diariamente na luta da vida. Deixem-se levar pela vibe renovadora. Encham o reservatório e vivam a primavera da vida o ano inteiro!
No que toca a viver um estilo de vida mais saudável, saibam que quanto mais cedo começarem a perceber que as pequenas vitórias contam, melhor. A todos renovações felizes!