Sábado, Abril 27, 2024
Sábado, Abril 27, 2024

Meridiano de Moscovo

Data:

Partilhar artigo:

Ainda antes de ter sido eleito, Putin já estava eleito, o que levou o Presidente do Parlamento Europeu, Charles Michel, a, antecipadamente, o “felicitar” pela sua esmagadora vitória. Na verdade, as vitórias de Putin são feitas de esmagamentos: todos os adversários apagados do mundo dos vivos confirmam a completa falta de escrúpulos deste crápula, quintessência do populismo mais sanguinário dos tempos modernos. Antes de admitir nada mais do que uma “intervenção especial na Ucrânia”, sempre esteve em guerra com a Ucrânia, bem antes de 2014. No entanto, foi preciso o hediondo atentado de Moscovo, para admitir a evidência: está em guerra com a Ucrânia. E que novo facto motivou esta assunção? Nenhum; apenas um devaneio e uma tese conveniente: os “neonazis ucranianos”, mais do que o Daesh, são, para Putin e a sua camarilha mais chegada, a verdadeira encarnação do mal, o perigo maior à existência da Rússia, não desta, mas de um Rússia ainda maior, imperialista, que reponha e alargue as fronteiras da era soviética. Por isso, a grande Ucrânia não pode ser independente. A validação desta tese teve uma confirmação promissora, mas dramática, na Crimeia, anexada perante a passividade e a cumplicidade do ocidente, numa altura em que a própria Ucrânia se sentia desorientada com uma série de acontecimentos – que tiveram o seu clímax, em 2014, no/a “Euromaidan”. Há, porém, um acontecimento incrível nesta sucessão de eventos: foi um “Presidente”, destituído e exilado (Yanukovych, testa de ferro dos interesses russófilos), quem solicitou e “legitimou”, a intervenção russa na Crimeia e, subsequentemente, no Donbass.

Depois, foi o que se viu: invasão massiva, acreditando numa vitória-relâmpago, valas comuns, destruição de infraestruturas de energia, educação, transporte, o uso de misseis hipersónicos contra populações civis, no contexto de uma teoria de guerra que se carateriza por uma extrema impiedade. Foi esta teoria e prática quer trouxe o Daesh à Rússia, ajustando contas que começaram, de modo terrorista, na Chechénia, na Síria e em outros meridianos. Mas há mais casos que afinam por este meridiano. A linguagem da barbárie sempre foi a que se ouviu mais alto na história do homem. Porém, não há terrorismos bons: nem na Ucrânia, nem em Moscovo, nem na Síria, nem em Gaza. Nem em lugar algum. Atos nefandos criam memória e, ainda que mal, haverá sempre gente disposta a morrer por vingança – sobretudo aqueles que pouco têm a defender.

AD Footer

Artigos Relacionados

Faleceu Abílio Figueira, o “Sr. Abílio” para os nazarenos

Faleceu, esta quinta-feira, aos 84 anos, Abílio Figueira, conhecido comerciante da Nazaré e uma figura querida dos nazarenos,...

Dois feridos na sequência de uma colisão entre um ligeiro e um motociclo na Benedita

Uma colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um motociclo, ocorrida na tarde desta sexta-feira, dia 26...

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!