O Instituto Educativo do Juncal (IEJ) está a estreitar a relação entre a escola e as famílias no âmbito do projeto Grow, que vai do pré-escolar ao 3.º ciclo, ao organizar aulas abertas para os pais ao longo do ano letivo. Esta iniciativa tem como objetivo permitir que os pais conheçam de perto as dinâmicas em sala de aula e observem os filhos a participar nesse contexto.
Este conteúdo é apenas para assinantes
O projeto Grow destaca-se pela abordagem inovadora, que vai além da utilização tradicional de manuais escolares. Adota uma postura voltada para o digital, alinhada com a metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning), proporcionando uma experiência de aprendizagem bilingue centrada nas necessidades e interesses dos alunos.
À semelhança do que ia acontecendo pontualmente em anos anteriores, os pais têm sido convidados a visitar a escola, mensalmente, para participarem em aulas abertas, em todas as disciplinas do currículo, desde o 1.º ao 9.º ano.
Desde outubro, os progenitores já tiveram a oportunidade de assistir a aulas de Matemática, Português, Inglês, História, Educação Musical, Visual e Educação Física.
Esta iniciativa tem recebido uma resposta muito positiva por parte dos pais, que elogiam a oportunidade de vivenciar o ambiente escolar dos seus filhos e compreender melhor o processo de aprendizagem que eles estão a experienciar. Para Maria Vieira, mãe de um aluno do 7.º ano, “participar nestas aulas abertas tem sido uma experiência enriquecedora”. “Permite-nos ver o empenho dos professores e o envolvimento dos alunos de uma forma que não tínhamos acesso antes”, adianta.
Assim, a interação entre escola e famílias tem sido fortalecida, permitindo um apoio mais eficaz em casa e uma maior articulação entre ambos.
Em declarações ao REGIÃO DE CISTER, a diretora pedagógica do IEJ salienta “o compromisso da escola em promover uma educação inclusiva e participativa”. “Estamos muito satisfeitos com a adesão dos pais a estas aulas abertas. Acreditamos que esta interação entre a escola e as famílias é fundamental para o sucesso académico e pessoal dos nossos alunos”, afirmou Tânia Galeão.
O IEJ continua com o projeto “Pais na Escola”, que contempla a presença pontual de pais a apresentarem dinâmicas em sala, relacionadas com os temas em estudo, como acontece no 1.º ano, com as profissões, e também no 5.º ano, com o projeto da Horta e da Quinta Pedagógica.