Quinta-feira, Novembro 27, 2025
Quinta-feira, Novembro 27, 2025

Bombeiros do Juncal rejeitam verba anual de 33 mil euros da Câmara de Porto de Mós

Data:

Partilhar artigo:

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Juncal recusou-se a assinar o protocolo de colaboração com o Município de Porto de Mós relativo ao subsídio de 33 mil euros por considerar este valor “insuficiente” para fazer face às despesas anuais da coletividade.

“Esta quantia é insignificante e insustentável para a nossa associação que correrá o risco de deixar de prestar socorro à sua comunidade”, lamenta o presidente da Direção, em declarações ao REGIÃO DE CISTER.

“Pretendemos a revisão do valor que não é tão baixo desde 2017”, acrescenta Carlos Rosário, referindo que só de despesas fixas com gasóleo e eletricidade, a associação gasta mensalmente cerca de 15 mil euros por mês.

Região de Cister - Assine já!

O presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros do Juncal há cerca de 20 anos diz ainda não concordar com os critérios definidos pela autarquia para a atribuição da verba e defende a criação de um apoio “mínimo” para garantir a sustentabilidade da coletividade que conta atualmente com 50 voluntários e que tem a seu cargo 22 viaturas. “Quem tem o dever de garantir o socorro é o estado”, sublinha Carlos Rosário. Na última reunião pública do executivo municipal, o vice-presidente da Câmara de Porto de Mós, Eduardo Amaral, explicou que o valor das verbas atribuídas às corporações de bombeiros do concelho são calculadas com base em critérios objetivos, como as ocorrências, o número de operacionais e de viaturas, assim como a população servida nas áreas de abrangência.

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Primeira Página

Artigos Relacionados

S.A. Marionetas recuperam novo título do teatro tradicional Dom Roberto

A S.A.Marionetas assinala a estreia da peça “O Marquês de Pombal e os Jesuítas”, no Armazém das Artes,...

Ministro da Educação realça importância dos CTE para futuro da educação em Alcobaça

A Escola Secundária D. Inês de Castro (Esdica), em Alcobaça, assinalou um marco importante da escola-sede do Agrupamento...

Executivo da Junta de Turquel formado após acordo entre PSD e Chega

Um acordo entre o PSD e o Chega permitiu viabilizar o executivo para a Junta de Turquel na...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!