Quinta-feira, Abril 10, 2025
Quinta-feira, Abril 10, 2025

Bombeiros do Juncal rejeitam verba anual de 33 mil euros da Câmara de Porto de Mós

Data:

Partilhar artigo:

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Juncal recusou-se a assinar o protocolo de colaboração com o Município de Porto de Mós relativo ao subsídio de 33 mil euros por considerar este valor “insuficiente” para fazer face às despesas anuais da coletividade.

“Esta quantia é insignificante e insustentável para a nossa associação que correrá o risco de deixar de prestar socorro à sua comunidade”, lamenta o presidente da Direção, em declarações ao REGIÃO DE CISTER.

“Pretendemos a revisão do valor que não é tão baixo desde 2017”, acrescenta Carlos Rosário, referindo que só de despesas fixas com gasóleo e eletricidade, a associação gasta mensalmente cerca de 15 mil euros por mês.

Região de Cister - Assine Já!

O presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros do Juncal há cerca de 20 anos diz ainda não concordar com os critérios definidos pela autarquia para a atribuição da verba e defende a criação de um apoio “mínimo” para garantir a sustentabilidade da coletividade que conta atualmente com 50 voluntários e que tem a seu cargo 22 viaturas. “Quem tem o dever de garantir o socorro é o estado”, sublinha Carlos Rosário. Na última reunião pública do executivo municipal, o vice-presidente da Câmara de Porto de Mós, Eduardo Amaral, explicou que o valor das verbas atribuídas às corporações de bombeiros do concelho são calculadas com base em critérios objetivos, como as ocorrências, o número de operacionais e de viaturas, assim como a população servida nas áreas de abrangência.

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Há 32 anos a “guardar” memórias e histórias

No 32.º aniversário do Região de Cister, celebramos os ofícios tradicionais que ajudaram a moldar a história da...

FD Detail & Design explora personalização automóvel

Abriu ao público, este mês, a FD Detail & Design. O novo negócio está localizado em Chiqueda de...

Avelino Lopes partilha memórias da dança e da guerra em novo livro

O turquelense Avelino Lopes está de regresso com uma nova proposta literária, cerca de dois anos após o...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!