A final nacional da Liga do Ginásio do Empreendedor reuniu cerca de 250 alunos de vários pontos do país, na passada sexta-feira, no Mercado Municipal de Alcobaça. No evento, em que se juntaram várias jovens mentes brilhantes, foram exibidos 30 projetos inovadores de empreendedorismo social, idealizados por grupos de alunos do 3.º ciclo. No Cine-teatro João D’Oliva Monteiro, em Alcobaça, foram apresentados os cinco projetos finalistas e conhecido o vencedor.
Este conteúdo é apenas para assinantes
O ano letivo de 2023/2024 foi muito importante para a organização do projeto – a Associação Juvenil de Apoio à Ação (A4) –, pois foi o primeiro em que a iniciativa criada em 2021 “ganhou asas” e foi adotada por escolas fora de Alcobaça. “Participaram escolas de Ovar, Carregal do Sal, Nelas, Canas do Senhorim, Lisboa e Alcobaça”, explica o presidente da A4. No total, o projeto abrangeu 11 escolas, envolveu cerca de 600 alunos e desenvolveu 75 projetos, mas a ambição é crescer nos próximos anos letivos.
“Queremos chegar a mais escolas de Portugal. Neste ano já conseguimos sair de Alcobaça e o objetivo é continuar a alastrar a metodologia do Ginásio do Empreendedor”, vinca Francisco Serralheiro, que destaca o apoio de três entidades da cidade. “A Câmara de Alcobaça, a Banda de Alcobaça e a Physioclem foram muito importantes desde a génese do projeto e têm permitido o seu crescimento”, realça.
Estas três organizações foram homenageadas pela A4 no Cine-Teatro no início da cerimónia de entrega dos prémios, com o reconhecimento de “Investidor Social Fundador”. Nesse momento, foi ainda conhecido o vencedor nacional da Liga do Ginásio do Empreendedor: a equipa “G3M Sénior” do 9.ºB, da Escola Eng.
Dionísio Augusto Cunha, do Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim, que apresentou um projeto “focado no apoio a idosos em situação de isolamento, nas suas casas, através da assistência nas tarefas domésticas”.
Em Alcobaça, participaram a Escola Básica 2,3 D. Pedro I, de Alcobaça, a Escola Básica e Secundária de São Martinho do Porto e o Externato Cooperativo da Benedita, que incluiu duas equipas nos cinco finalistas.
A final nacional da Liga do Ginásio do Empreendedor foi o último evento, que culminou com o trabalho realizado ao longo do ano letivo, em sala de aula, na disciplina de cidadania e desenvolvimento.
“O objetivo é que os alunos construam o seu projeto empreendedor, interventivo e tangível”, explica o dirigente da A4.
“Os jovens têm um mentor do ensino secundário e participam na Liga do Ginásio do Empreendedor desde o início do ano. Numa estratégia de gamificação, a cada duas semanas os estudantes têm de submeter tarefas do projeto e ganham pontos consoante as vão executando”, elucida Francisco Serralheiro, salientando que esta metodologia permite facilitar a execução do projeto.