Depois de ter sido implementado pela primeira vez em 2015, o projeto “Origami” regressou a várias escolas do concelho de Alcobaça no ano letivo de 2023/2024, tendo terminado no passado dia 20, na Escola Básica 1 de São Martinho do Porto. Uma vez mais, a iniciativa do Centro de Atendimento a Jovens do Município de Alcobaça voltou a unir famílias e várias escolas do concelho.
O projeto “Origami” consiste num “programa de promoção de desenvolvimento de competências sócio emocionais, focado na complementaridade de papéis educadores/famílias”.
A Câmara de Alcobaça defende, em comunicado, que as habilidades sociais, emocionais ou académicas dos estudantes “são melhor estimulados se existirem redes de apoio e de reforço mútuos, pois as competências sócio emocionais desenvolvem-se de cada vez que a criança interage com os seus pais, pares, professores ou outros”, pode ler-se na nota informativa que acrescenta ainda que a iniciativa “promove a autonomia, criatividade, iniciativa, inovação e organização e conta com a participação direta dos pais”.
O projeto “Origami” foi trabalhado no Centro Escolar de Alfeizerão, na EB1 de São Martinho do Porto, no Centro Escolar da Cela, na EB1 do Vimeiro, no Centro Escolar da Benedita e na EB1 de Pataias, totalizando 83 sessões, sendo que sete delas tiveram 160 participações de encarregados de educação, enquanto as restantes 76 contabilizaram cerca de 1600 participações de crianças das seis turmas envolvidas.
Nos próximos anos, o programa poderá abranger ainda mais famílias.