O executivo camarário aprovou, na passada segunda-feira, um protocolo com várias entidades locais para a organização das Festas do Sítio 2024, que decorrem de 4 a 8 de setembro no Parque Atlântico.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A nova comissão de festas tem ao leme a Associação de Comércio, Indústria e Serviços da Nazaré (ACISN) e o gabinete de eventos da Câmara e conta, como parceiros, com uma coletividade de cada freguesia – a Biblioteca de Instrução e Recreio, de Valado dos Frades, a Liga dos Amigos e Fanhais, da Nazaré, e o Centro Social de Famalicão, de Famalicão.
“É um novo paradigma para termos festas mais dignas”, considera o presidente da Câmara, numa alusão às edições anteriores, mal sucedidas, das Festas do Sítio. Do lado do PSD e da CDU ouviram-se críticas pelo facto de as festas durarem cinco dias, quando habitualmente decorrem por mais de dez. “Foi preciso reduzir a quantidade de dias para tornar mais apetecível”, defende Manuel Sequeira, garantindo que “as datas foram quase auditadas pelos proprietários das diversões”.
“Vale mais ter pouco e bom do que muito e mau”, considerou o presidente da ACISN, Bruno Pereira, que esclareceu o projeto na reunião do executivo. Haverá 40 a 50 stands de expositores de diferentes setores de atividade e de vários pontos do país. Tanto o recinto como o palco serão implementados em tendas gigantes, de forma a melhorar as condições de público e feirantes.
“É um projeto para desenvolver em dois anos. É uma comissão para 2024 e 2025 e este é o ano zero”, explica Bruno Pereira, apostado em contrariar a “má imagem”.
O trabalho da comissão de festas está focado no encaixe financeiro das festas. Os concertos, que vão custar quase 100 mil euros, assumidos pela Câmara, são “o único investimento” previsto, de acordo com Bruno Pereira, que assegura que os restantes gastos, nomeadamente com a estrutura, serão autossuficientes, ou seja, serão pagos pelos feirantes que participam no evento. A comissão espera 5 a 8 mil pessoas no recinto.
O trânsito far-se-á apenas num sentido e a segurança é considerada uma prioridade para a comissão. A ACISN defende a utilização dos ascensor para aceder ao recinto e vai premiar com um voucher para consumo nas festas quem viaje naquele transporte que liga Praia e Sítio. “As pessoas podem jantar na Nazaré e vir às festas ao Sítio”, convida Bruno Pereira.
Toda a estrutura será montada a 31 de agosto, sendo que a partir de 1 de setembro os feirantes podem abrir ao público, anunciou Manuel Sequeira.
Nos termos do protocolo, o resultado líquido das festas será dividido pelos organizadores da comissão, de forma proporcional à participação de cada um. No futuro, quando as festas estiverem consolidadas, Bruno Pereira quer negociar apoio financeiro por parte de marcas comerciais.
A par das tasquinhas das associações e dos divertimentos, as Festas do Sítio levam grandes nomes da música à Nazaré, com destaque para Rui Veloso, no dia 7, e Expensive Soul, a 6. Nos restantes dias atua Afonso Dubraz e Jüra (4), Syro (5) e Nuno Ribeiro (8).