Terça-feira, Agosto 26, 2025
Terça-feira, Agosto 26, 2025

Educação Nutricional

Data:

Partilhar artigo:

A escola é um local privilegiado para se investir na promoção de comportamentos saudáveis e práticas positivas que enfatizem os aspetos positivos da nutrição

Teresa Radamanto

Qual é a diferença entre dieta e nutrição? Nutrição é a ciência que estuda os alimentos e como eles afetam o corpo humano. Envolve a análise da composição dos alimentos, a absorção dos nutrientes e o impacto desses nutrientes na saúde. Dietética é a aplicação prática dos conhecimentos de nutrição. Se colocar esta questão aos nossos alunos, regra geral, não obterá uma resposta satisfatória.

Atualmente a longevidade não se associa a qualidade de vida. Vivemos mais tempo, mas sem saúde. Envelhecimento não tem de ser sinónimo de sofrimento! Devemos incutir nas camadas mais jovens que o maior investimento que podem fazer não passa por aplicações financeiras, mas sim pela saúde. Perante a impossibilidade de “fugir” ao lóbi da indústria alimentar e farmacêutica, importa apostar na Educação Nutricional. Investir nesta área é investir na longevidade das próximas gerações, evitando obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares.

A escola é um local privilegiado para se investir na promoção de comportamentos saudáveis e práticas positivas que enfatizem os aspetos positivos da nutrição; portanto, a educação nutricional deve ser uma componente dos planos curriculares, transversal a todos os anos escolares, adaptando-se às diferentes características das diferentes idades e fases do crescimento. A educação nutricional é uma forma de ensinar crianças e adolescentes a entenderem a alimentação, a compreenderem o valor das refeições e as necessidades nutricionais, de modo a adotarem hábitos saudáveis e uma alimentação variada e equilibrada, que garanta uma vida adulta sem doenças e com qualidade. Promover a literacia é imperativo. Melhorar o conhecimento nutricional possibilitará escolhas informadas e conscientes para o futuro.

Região de Cister - Assine já!

Importa aprender a selecionar alimentos ricos em micronutrientes e a saber como variar o seu consumo, e importa entender que é mesmo necessário reduzir/abolir os industrializados para se fazerem refeições adequadas e equilibradas. Entender os benefícios da educação nutricional na qualidade de vida e o impacto da mesma na longevidade de cada um, importa! Saber mais sobre nutrição pode beneficiar todas as áreas da sua vida. Isto aplica-se a crianças e jovens e suas famílias, e a toda a população.

AD Footer

Artigos Relacionados

Aljubarrota voltou a ser medieval 640 anos depois

Tasquinhas cheias, ruas com muito movimento, cada esquina com muita animação e uma enchente de visitantes. Num breve...

Bebé nasce em ambulância dos Bombeiros de São Martinho do Porto

Eram 2:50 horas da madrugada do passado dia 15 de agosto quando a corporação dos Bombeiros Voluntários de...

Sede do PS/Alcobaça alvo de assalto através de arrombamento

A sede de Alcobaça do Partido Socialista (PS) foi alvo de assalto na passada semana, confirmou ao REGIÃO...

Faleceu Joaquim Piló, sindicalista e fundador do Bloco de Esquerda

Figura emblemática da Nazaré, pescador, histórico sindicalista e fundador do Bloco de Esquerda, Joaquim Piló faleceu, no passado...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!