Domingo, Fevereiro 22, 2026
Domingo, Fevereiro 22, 2026

Educação Nutricional

Data:

Partilhar artigo:

A escola é um local privilegiado para se investir na promoção de comportamentos saudáveis e práticas positivas que enfatizem os aspetos positivos da nutrição

Teresa Radamanto

Qual é a diferença entre dieta e nutrição? Nutrição é a ciência que estuda os alimentos e como eles afetam o corpo humano. Envolve a análise da composição dos alimentos, a absorção dos nutrientes e o impacto desses nutrientes na saúde. Dietética é a aplicação prática dos conhecimentos de nutrição. Se colocar esta questão aos nossos alunos, regra geral, não obterá uma resposta satisfatória.

Atualmente a longevidade não se associa a qualidade de vida. Vivemos mais tempo, mas sem saúde. Envelhecimento não tem de ser sinónimo de sofrimento! Devemos incutir nas camadas mais jovens que o maior investimento que podem fazer não passa por aplicações financeiras, mas sim pela saúde. Perante a impossibilidade de “fugir” ao lóbi da indústria alimentar e farmacêutica, importa apostar na Educação Nutricional. Investir nesta área é investir na longevidade das próximas gerações, evitando obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares.

A escola é um local privilegiado para se investir na promoção de comportamentos saudáveis e práticas positivas que enfatizem os aspetos positivos da nutrição; portanto, a educação nutricional deve ser uma componente dos planos curriculares, transversal a todos os anos escolares, adaptando-se às diferentes características das diferentes idades e fases do crescimento. A educação nutricional é uma forma de ensinar crianças e adolescentes a entenderem a alimentação, a compreenderem o valor das refeições e as necessidades nutricionais, de modo a adotarem hábitos saudáveis e uma alimentação variada e equilibrada, que garanta uma vida adulta sem doenças e com qualidade. Promover a literacia é imperativo. Melhorar o conhecimento nutricional possibilitará escolhas informadas e conscientes para o futuro.

Região de Cister - Assine já!

Importa aprender a selecionar alimentos ricos em micronutrientes e a saber como variar o seu consumo, e importa entender que é mesmo necessário reduzir/abolir os industrializados para se fazerem refeições adequadas e equilibradas. Entender os benefícios da educação nutricional na qualidade de vida e o impacto da mesma na longevidade de cada um, importa! Saber mais sobre nutrição pode beneficiar todas as áreas da sua vida. Isto aplica-se a crianças e jovens e suas famílias, e a toda a população.

AD Footer

Artigos Relacionados

Atletas da região em grande plano nos nacionais

Foi um fim de semana em grande para os representantes da região nos nacionais de pista curta, que...

Stone Dead anunciam regresso com o lançamento do disco “Milk”

Os Stone Dead estão de regresso com um novo álbum.Depois do sucesso do álbum de estreia “Good Boys”,...

Mr. & Mrs. Bee transforma néctar em ouro líquido

Sabia que existem dois tipos de mel? É verdade: o mel multifloral, que resulta do néctar de várias...

Epadrc promove bem-estar junto da comunidade escolar

A Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (Epadrc), em Alcobaça, tem vindo a desenvolver, ao...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!