24,1% foi quanto aumentou o preço por metro quadrado na freguesia de Alfeizerão, no último ano, de acordo com o mais recente relatório do portal “Idealista”. O preço por metro quadrado atingiu um máximo histórico no mês passado, fixando-se agora nos 1.866 euros – sendo a segunda freguesia mais cara para comprar casa no concelho de Alcobaça – enquanto em julho de 2023 se estabelecia em 1.503 euros.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“Temos registado uma grande procura pela compra de casas, principalmente por parte de clientes estrangeiros”, explica o presidente da Junta de Alfeizerão ao REGIÃO DE CISTER, corroborando os dados apresentados no relatório. Leonel Ribeiro argumenta que a localização geográfica tem contribuído para o aumento dos indicadores. “Estamos localizados perto de São Martinho do Porto e até da Nazaré. Sendo o preço de custo do nosso território mais baixo do que nestes locais, faz com que a nossa freguesia seja atrativa para comprar casa”, analisa o autarca ao REGIÃO DE CISTER.
São Martinho do Porto é precisamente a freguesia com o maior preço por metro quadrado do concelho (2.884 euros), à data do mês de julho, tendo atingido o máximo histórico em junho de 2024 (2.894 euros) e uma subida de 9,4% desde julho de 2023, quando o mesmo valor se cifrava nos 2.637 euros por metro quadrado.
Nas restantes freguesias do concelho de Alcobaça incluídas neste relatório, Pataias fecha o pódio dos territórios mais caros (1.579 euros por metro quadrado), seguindo-se Aljubarrota (1.300 euros) e Alcobaça e Vestiaria (1.268 euros). No saldo global, o concelho apresentou um aumento do referido valor em 13,6 %, relativamente ao período homólogo do ano passado, o que se traduz numa subida do preço por metro quadrado de 1.460 euros para 1.647.
Também de “vento em popa” seguem os preços das casas na Nazaré, que durante o último ano subiram mais 18,8%, estando o metro quadrado a valer, neste momento, 2.938 euros naquela freguesia, um novo máximo histórico registado pelo portal Idealista, tal como na freguesia de Famalicão, cujo valor do metro quadrado está estabelecido nuns inéditos 2.899 euros. Relativamente aos dados globais do concelho, foi detetada uma subida de 17,7% do indicador, que alcançou os 2.723 euros. O mês de junho de 2024 entrou “para os livros”, pois os preços por metro quadrado atingiram um novo recorde (2.749 euros).
O concelho de Porto de Mós segue a tendência de Alcobaça e Nazaré com a subida de 11% do valor do metro quadrado no último ano. Atualmente, o número estabeleceu-se nos 940 euros, depois de ter descido 0,3% relativamente ao mês de junho, quando atingiu o máximo histórico (943 euros por metro quadrado). No território da União de Freguesias de Porto de Mós – São João Baptista e São Pedro o valor do metro quadrado é o mais caro do concelho, chegando aos 1.011 euros.