Procurada por muitos caçadores e pescadores, a Loja Amster, sediada na Benedita, tornou-se numa referência nacional, no que à venda de artigos para aquelas atividades diz respeito. A empresa completou 25 anos de funcionamento no início deste mês de agosto com uma cerimónia em que juntou funcionários, clientes e simpatizantes.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“Estou animado e com esperança no futuro desta casa porque, felizmente, tenho quem queira dar seguimento a todo o trabalho que tem sido aqui feito”, começa por dizer o fundador da Loja Amster, referindo-se à partilha da paixão e da gestão do espaço com o filho. João Pedroso aborda a evolução ao longo das últimas duas décadas e meia, marcadas por alterações na legislação. “Em 2006, foram decretadas novas leis que restringiu bastante o uso e porte de arma, caça de caçador e outras medidas relacionadas com a atividade que fez muitas pessoas desistir. Nessa época, sentimos o impacto das desistências, mas, aos poucos, temos vindo a recuperar e, nos dias de hoje, já aparece muito pessoal novo a querer conhecer este mundo”, conta o empresário natural de Mira de Aire.
João Pedroso trabalhava numa empresa de calçado quando foi a uma feira em Dusseldorf, na Alemanha, no momento em que também decorria uma feira de caça, em Nuremberga. Decidiu dar lá “um salto” e ficou fascinado com o que viu. Quando chegou a Portugal, enviou um postal com alguns materiais, tendo recebido um número agradável de postais de volta com pedidos de encomendas. “No ano seguinte visitei a mesma feira de propósito e conheci vários parceiros de negócios que ainda tenho hoje. Em 1999, comecei pela revenda de artigos”, afirma.
Com o crescer do negócio, o espaço foi aumentando e a entidade comprou uma loja em Gouveia, que fechou após cerca de seis anos depois. Atualmente, além do espaço na Benedita, a empresa possui outro alvará em Coimbra.
Além de comercializar todo o material necessário para as atividades de caça e pesca, o estabelecimento aposta também em várias dinâmicas para dar apoio à comunidade, como os cursos de formação de tiro desportivo. A entidade explora o campo de tiro de Turquel, direcionado a portadores de licença cinegética, desportiva ou isentos com armas de caça, tendo uma vasta oferta de equipamentos para os clientes, como campo com robot trap, campo de percurso de caça e compak sporting – tiro ao pombo de barro – equipado com cinco máquinas, chapa para teste de cartuchos a 30 metros, alvo automático a 35 metros e a 70 metros.
As instalações da Loja Amster, na Benedita, estão também equipadas com um túnel de tiro, inaugurado em julho de 2010 quando a entidade passou também a vender ao público. A infraestrutura permite fornecer uma experiências de tiro ao público e oportunidades de treino para a indústria de segurança.
A empresa conta com nove colaboradores e um volume de negócios na ordem dos 3 milhões de euros.