O número de desempregados dos concelhos de Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós inscritos nos centros de emprego é o mais baixo desde o início deste ano. Os mais recentes dados divulgados, referentes ao passado mês de setembro, indicam que, na chamada região de Cister, existem 1.892 desempregados registados nos centros de emprego, segundo as estatísticas do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). É a primeira vez no ano em que, no acumulado dos três concelhos, há menos de 2 mil pessoas sem emprego.
Este conteúdo é apenas para assinantes
O grupo etário mais afetado é o das pessoas com idades entre 35 e 54 anos (737), seguido pelos que têm 55 ou mais anos (529). A maioria dos desempregados dos três concelhos da região de Cister está inscrito no IEFP há menos de um ano (1.247), e apenas 645 há mais de 12 meses. O fim do trabalho não permanente é o motivo da inscrição mais permanente (288) e as mulheres constituem a maioria dos desempregados registados (1.044). Apenas 163 procuram um primeiro trabalho e os restantes 1.729 buscam um novo emprego. Em termos de escolaridade, as pessoas com ensino secundário representam o maior grupo à procura de trabalho (685), seguidas por aquelas que completaram o 3.º ciclo de escolaridade (403).
A maioria dos desempregados inscritos nos centros de emprego está registada no concelho de Alcobaça (1.131), registando-se em setembro o número mais baixo desde o início do ano. Em abril contabilizavam-se 1.261 desempregados, naquele que foi o mês com um número mais elevado desde o início deste ano. Neste concelho, no mês de setembro, 642 mulheres e 489 homens estavam sem ocupação, sendo que 745 estavam inscritos há menos de um ano e os restantes há mais de 12 meses. Apenas 115 desempregados procuravam o primeiro emprego e 1.016 procuravam um novo trabalho. Em relação ao período homólogo (setembro) do ano passado, o concelho de Alcobaça tem menos 41 desempregados.
Na Nazaré, o número de desempregados manteve-se inalterado em relação ao mês anterior, permanecendo com 315 pessoas sem trabalho. Ainda assim, é o melhor registo desde o início do ano. Em relação a setembro do ano passado, também há menos (41) pessoas inscritas nos centros de emprego. Com 153 homens e 162 mulheres desempregadas, 218 das pessoas sem trabalho inscreveram-se há menos de um ano, sendo que 299 procuravam um novo emprego.
Relativamente ao concelho de Porto de Mós, contabilizam-se, no passado mês de setembro, 446 inscritos no IEFP, o que significa a melhor “marca” desde janeiro. Ao contrário, e comparativamente ao período homólogo, registam-se mais 7 desempregados naquele município. São igualmente as mulheres que predominam nos registos dos centros de emprego (240). Sobre o tempo de inscrição, o IEFP indica 284 há menos de um ano e 162 como desempregados de longa duração. Apenas 32 procuram um primeiro emprego.
O recuo do desemprego na região contrariou a tendência nacional, dado que o número de inscritos diminuiu 0,9% em setembro face a agosto, mas aumentou 3,5% na comparação com o período homólogo, para 310.749 pessoas, segundo o IEFP.