Domingo, Setembro 14, 2025
Domingo, Setembro 14, 2025

Oferecer gentileza

Data:

Partilhar artigo:

A gentileza é, no meu entender, um comportamento verdadeiramente solidário. Não implica dispêndio de tempo, nem de bens.

Susana Santos

Nesta edição fala-se de solidariedade. Temos, à nossa volta, inúmeros exemplos de pessoas, instituições e empresas que a entendem como um dever, uma missão ou, simplesmente, como um compromisso com a sociedade.

Dentro desta virtude social, cabem a generosidade, a partilha, a responsabilidade, a compaixão, a empatia e a beneficência. Hoje, porque estamos na época em que todos estes bons impulsos se iluminam como árvores de Natal, venho fazer um desafio pouco habitual, que é o desafio da gentileza.

A gentileza é, no meu entender, um comportamento verdadeiramente solidário. Não implica dispêndio de tempo, nem de bens. Não carece de agradecimento, nem confere reconhecimento social. Ser gentil é apenas um comportamento e está ao alcance de toda a gente. É, extraordinariamente poderoso porque fortalece quem o pratica e contagia quem o recebe e quem o observa, numa imparável espiral de delicadeza.

Região de Cister - Assine Já!

Não apitar no transito e, ao invés, fazer sinal para passar. Ajudar alguém a transportar os sacos mais pesados, escrever um bilhete simpático, são exemplos de gestos de gentileza. Pessoalmente, aquele de que mais gosto é o sorriso. Gosto porque é mais do que um gesto, é uma atitude, é uma pré-disposição que molda o estado de espírito, transfigura o rosto e, na maioria das vezes, a qualidade das relações entre as pessoas.

Por isso, neste Natal, sorria e ofereça(-se) gentileza! É grátis e é muito valiosa.

AD Footer

Artigos Relacionados

Uma fotografia apressada em tempos de férias

Decidimos ir, nas férias deste ano, aos territórios de Bach, a Turíngia e a Saxónia. Acho que fizemos...

REGIÃO DE CISTER inicia debates autárquicos em Porto de Mós

O REGIÃO DE CISTER vai iniciar, na próxima semana, o ciclo de debates autárquicos, que juntará os candidatos...

Juventude tímida na corrida autárquica

Com apenas 24 anos, Diogo Ramalho já fez história como o mais jovem cabeça de lista de sempre...

Telmo Cipriano: “Há grandes obras que resultam de ideias de pessoas com menos estudos”

A CDU nunca elegeu representantes para o executivo municipal em Porto de Mós, apostando no pasteleiro Telmo Cipriano,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!