Sábado, Janeiro 18, 2025
Sábado, Janeiro 18, 2025

A melhor prenda

Data:

Partilhar artigo:

A cidade está bonita, com as luzes de Natal que a engrandecem. Preparamo-nos para o Natal, mais um.
Mas sabem o que eu gostava mesmo de oferecer ao meu filho?

Um sistema de ensino mais justo, uma escola melhor com mais incentivos, mais compreensão de parte a parte e o fim da “guerra” silenciosa entre encarregados de educação e docentes.

“Olhem que eles são uma coisa em casa, e outra na escola.”

Região de Cister - Assine já!

“A educação começa em casa.”

Posso até concordar mas de que me serve saber isso?

Quem conhece o meu historial de cronista, sabe que sempre apoiei a causa dos professores. São a classe mais mal paga e destratada pela opinião pública, muito graças a frases como as que citei.

Tenho pena que assim seja, porque a escola não deveria ser um campo de batalha, um poço de ansiedade para os alunos, uma “prisão” cheia de regras, um depósito onde os deixamos de manhã e os vamos buscar já de noite, para que possamos trabalhar de modo a alimentar a máquina fiscal que nos rapa os ossos.
A carga horária de um aluno em 2024 só é comparável ao peso da sua mochila em dias de muitas aulas, e tanto uma coisa, como outra são absolutamente cruéis, porque lhes roubam tempo para estudar, para desenvolver atividades extra- curriculares, como o desporto.

Também a motivação é um problema. O que aconteceu aquele, ou aquela “setora” fixe que tanto nos influenciava que até íamos para professores, ou músicos, engenheiros, informáticos. É raro ouvir falar dessa criatura mitológica, que tanta falta nos faz, não a nós que a tivemos, mas aos nossos educandos que andam por aí à procura de norte.

É uma perplexidade: os professores andam tristes, enfiados nas burocracia e desprezo que lhes votam os políticos; os miúdos revoltados porque ninguém os compreende; e os pais desesperados, sem tempo ou meios, acossados pela sensação que lhes transmitem de não saberem educar os seus filhos e isso se refletir na escola.

Resolver isto: isso sim seria uma bela prenda de Natal para todos nós.

AD Footer
Artigo anterior

Artigos Relacionados

Primeiro convívio de Natal da Loja Amster juntou cerca de 80 pessoas em Vila Velha de Ródão

A Loja Amster, com sede na vila da Benedita, organizou o primeiro convívio de Natal, nos passados dias...

Educação e formação em Portugal nos estudos internacionais (1)

Acontece que, segundo os especialistas, os resultados das políticas educativas apenas produzem efeitos mensuráveis depois de transcorridos cerca...

Armazém das Artes: uma casa (re)aberta à arte e ao público

Mais de 16 mil pessoas já visitaram o Armazém das Artes desde que o espaço cultural, fundado por...

Benecar distinguida pela 4.ª vez consecutiva com o Prémio Cinco Estrelas

Pelo quarto ano consecutivo, a Benecar conquistou o Prémio Cinco Estrelas, na categoria de Viaturas Seminovas e Usadas. A...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!