O ecoparque da Calvaria de Cima foi inaugurado no passado dia 9 de fevereiro, quando se celebrou o centenário da freguesia e da Paróquia da Calvaria de Cima, ainda que os trabalhos não estejam totalmente concluídos.
A inauguração contou com a presença do secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, do presidente da Câmara de Porto de Mós, Jorge Vala, do presidente da Junta de Calvaria de Cima, Luís Silva, e do arquiteto paisagístico, responsável pelo projeto, Hugo Alves.
O projeto tem “bastante importância para a melhoria da qualidade de vida dos calvarienses, pois trata-se da recuperação de um campo baldio num espaço verde polivalente, com condições para a prática de atividades ao ar livre, de recreio e de lazer, concertadas com atividades pedagógicas de promoção dos valores ambientais e culturais”, lê-se no comunicado enviado pela autarquia.
Equipado com anfiteatro, jogos de água, edifício de apoio, equipamento infantil e espaços desportivos, incluindo percursos pedonais, a obra representa um investimento de cerca de 940 mil euros.
Com este investimento, a autarquia visa, ainda, potenciar a atração do investimento privado em mais espaços de habitação e serviços, uma situação crescente na freguesia, que tem vindo a registar um aumento de população residente.