Quarta-feira, Novembro 19, 2025
Quarta-feira, Novembro 19, 2025

Amor sem expectativas

Data:

Partilhar artigo:

Slavov Zizek é um filosofo contemporâneo Esloveno, que as redes sociais têm, inesperadamente, celebrado e tornado popular.

Terá talvez que ver com a sua imagem transgressora e atitude desbocada e irreverente, que se expressa num inglês com muito sotaque de leste. Corre o mundo em palestras e numa delas abordou a temática do amor.

Ainda na semana passada, se celebrou o Dia dos Namorados, mas como tal como os fantasmas do Halloween são a fingir, o Dia de São Valentim serve mais para estimular as vendas das flores e dos bombons, do que para se sentir o pulso ao amor de verdade.

Região de Cister - Assine Já!

E o que é isso? Segundo Zizek se soubermos responder à questão do porque amamos a pessoa com que estamos, é sinal que não a amamos.

Adianta que não se ama uma pessoa que assinale todos os itens da nossa lista mental do que é uma mulher ou um homem. Isso é puro interesse e planeamento e se há pessoas que não encontram o amor é porque o amor não se procura.

Ele vem ter connosco quando menos esperamos e numa forma que a nossa mente não reconhece, mas à qual o nosso coração se rende. O problema deste mundo são as nossas expectativas.

A sua má gestão caracteriza a pressão, depressão e desconforto que nos rodeia, uma existência quando e onde nos sentimos quase sempre mal porque aquilo que queremos simplesmente… não existe. Longe de ser um discurso derrotista, vejam isto doutra maneira: As melhores coisas da vida, como o amor, não se explicam. Nem dependem de nós.

Acontecem e a única preocupação que temos de ter é estar atentos não aos coachs que crescem como cogumelos e falsos profetas online, mas aos sinais que nos aparecem e que já não temos tempo para os perder.

Porque o amor não pode ser refém da ditadura das nossas expectativas, nem as pessoas que amamos podem ser itens de uma lista ideal, porque o mundo não gira à nossa volta, porque quem somos e com quem estamos é uma descoberta diária que não se limita ao que desejamos mas ao que podemos querer e fazer acontecer.

AD Footer

Artigos Relacionados

Cadela terapeuta ajuda crianças com necessidades especiais em Pataias

Na pequena sala de apoio da EB1 de Pataias, um menino do 2.º ano trabalha descontraído e concentrado...

Religião, fé e ciência (re)unidas à mesa em Alcobaça? SiGA!

Os crentes acreditam ter sido Deus o responsável pela criação do universo, os ateus defendem a teoria do...

Celense entre os finalistas do Ranking Nacional de Criatividade CCP 2025

O celense Vasco Eusébio, da produtora Krypton, está entre os cinco finalistas da categoria de edição do Ranking...

DaTerra está na antiga escola da Mélvoa e prepara nova fase

A Associação DaTerra, conhecida pelo Festival da Terra na Lagoa de Pataias, iniciou um novo capítulo com a...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!