Já é conhecido o cartaz das Festas de São Pedro, que regressam a Porto de Mós entre 28 de junho e 6 de julho. Tony Carreira, Bárbara Tinoco e Anjos são alguns dos nomes que prometem atrair milhares.
Bia Caboz inaugura o palco principal do evento que celebra anualmente o padroeiro da vila. A madeirense que quer levar o fado aos jovens, através das novas sonoridades e de um conceito vanguardista, começou a dar nas vistas com o tema “Sentir Saudade”, que junta o fado com o techno e resulta da colaboração com o DJ Kura. Depois, a artista lançou com o rapper Piruka “Fala-me a Verdade”, uma fusão de fado com rap, e juntou-se à brasileira Roberta Miranda para uma versão da canção “Cabecinha no Ombro” que funde o fado com o sertanejo.
Um projeto que um fado-samba, fado-pop e fado-afro. Os Anjos, a dupla portuguesa, formada no final da década de 1990 pelos irmãos Sérgio e Nelson, vai recordar em Porto de Mós, no dia 29 de junho, alguns dos êxitos que marcaram a sua carreira, como “Perdoa”, Ficarei”, “Quero Voltar” ou “Eterno”. Os músicos alcançaram sucesso com o lançamento do álbum de estreia “Nasce e Renasce” e, no ano de 2000, chegaram a representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção em 2000, com a música “Eu Acredito”. Nena é a protagonista da terceira noite do certame.
A cantora e compositora lisboeta que ficou conhecida do público português com o tema “Portas do Sol” venceu, em 2023, um prémio Play, na categoria “Artista Revelação”, tendo-se estreado no Coliseu dos Recreios, no mesmo ano. “Do Meu Ao Teu Correio”, “Passo a Passo” e “Segui” são algumas das canções que fazem parte do seu primeiro álbum, “Ao fundo da rua”, editado em 2022.
A 1 de julho sobe ao palco das Festas de São Pedro Ana Malhoa que promete por o público a dançar ao som dos ritmos latinos e do reggateon. A artista irá revisitar os temas que marcaram diferentes gerações ao longo de mais de duas décadas de carreira e, no dia seguinte, a Banda Recreativa Portomosense dá um concerto, acompanhada por Tim, vocalista dos Xutos e Pontapés.
Os Hybrid Theory, os algarvios que se tornaram no maior tributo do mundo aos Linkin Park, atuam em Porto de Mós a 3 de julho. Bárbara Tinoco, uma das vozes promissoras da sua geração, é cabeça de cartaz nesta edição e canta nas festas da vila no dia 4 de junho.
Além de “Antes Dela Dizer Que Sim”, tema com o qual a artista ficou conhecida, após a participação no programa The Voice Portugal, o repertório deste concerto irá incluir outros dos grandes êxitos da jovem compositora, tais como “Sei lá, “Chamada Não Atendida”, “Despedida de Solteira”.
No dia seguinte, é a vez de Jimmy P. se estrear no palco instalado no recinto das tasquinhas. O rapper que chegou a esgotar o Coliseu do Porto ao assinalar uma década de carreira conta com cinco discos editados e tem colaborado com uma nova geração de músicos.
A fechar o cartaz vai estar Tony Carreira, nome incontornável da música portuguesa e um dos artistas mais acarinhados pelo público, que esgota salas por onde quer que passa. “Vou-te Amar”, com letra do próprio e de Carolzinha e Bruno Sucesso, e arranjos de François Le Goffic, é um dos últimos lançamentos do músico. A letra da canção remete para o amor de um pai por uma filha que partiu inusitadamente, numa alusão ao desgosto do intérprete face à perda da filha, Sara Carreira. Tony Carreira conta com mais de três décadas de carreira e um repertório repleto de êxitos, entre eles “Depois de Ti”, “Sonhos de Menino” e “Para Sempre”.