António Ismail, aluno do 9.º A da Escola Secundária de Mira de Aire, foi empossado como presidente do projeto Jovem Autarca no passado dia 2 de abril.
Este conteúdo é apenas para assinantes
O novo executivo conta ainda com o estudante Filipe Pinto, do 9.º B da Escola Secundária de Porto de Mós (1.º vereador), e Bernardo Ribeiro, do 7.º C da Escola Secundária de Porto de Mós (2.º vereador).
“O meu compromisso assenta em quatro grandes objetivos: melhorar o ginásio dos bombeiros, proporcionar melhores condições para a prática desportiva, apoiar o orçamento das festas locais, valorizando momentos de convívio e tradição, e requalificar os espaços públicos, tornando-os mais seguros e agradáveis para todos”, disse o jovem durante o discurso de tomada de posse. O novo executivo inicia o ciclo da 4.ª edição do Jovem Autarca com um orçamento de 5 mil euros para executar os projetos idealizados.
O executivo cessante, presidido por Francisco Matos e composto pelos vereadores Diogo Salgueiro e Joana Carvalho, aproveitou o momento para desejar sorte à nova equipa e apresentar o projeto implementado na 3.ª edição do programa, denominado “Cinesperança”. “Promovemos algumas sessões de cinema solidário, em que o dinheiro angariado será distribuído a algumas famílias que precisam de ajuda para apoiar os filhos com deficiência”, explicou Francisco Matos.
Com a venda de kits a cinco euros, que incluíam pipocas, bilhete, uma bebida e copo personalizado, e de doces a 1,20 euros, durante três dias em que foram exibidos seis filmes, foi angariada uma parte do dinheiro. A outra foi recolhida através de uma campanha nas ruas de Alqueidão da Serra. No total, o projeto “Cinesperança” permitiu amealhar 387 euros, que foram entregues de forma equitativa às três famílias carenciadas, durante a cerimónia de tomada de posse.
O auditório do Cine-teatro de Porto de Mós encheu-se, com os lugares preenchidos por alunos das escolas do concelho de Porto de Mós, acompanhados de professores e diretores. Além disso, estiveram presentes presidentes de Junta e o presidente da Câmara de Porto de Mós, que sublinhou a boa adesão dos alunos à iniciativa. “É uma satisfação muito grande para nós vermos a vontade de participação dos jovens na vida ativa da autarquia. Esta é a expressão maior do objetivo do projeto: afirmar de uma forma permanente a importância da aproximação dos jovens às instituições e, sobretudo, na promoção da cidadania e da participação ativa na vida pública”, sintetizou Jorge Vala, felicitando todos os alunos que se candidataram.