Quarta-feira, Abril 15, 2026
Quarta-feira, Abril 15, 2026

Grupo pró-Palestina promove manifestação cultural na Nazaré para apelar à paz

Data:

Partilhar artigo:

Pela Palestina, mais de uma centena de pessoas participaram, na noite do passado dia 15 de junho, numa manifestação cultural, que ficou marcada pela pintura de um mural na Rua dos Barrancos.

O movimento Nazaré Pró-Palestina, que surgiu depois de uma vigília espontânea pela mesma causa, na marginal, no passado dia 4, reúne mais de uma centena de pessoas, explicou ao REGIÃO DE CISTER Samuel Fialho, do núcleo duro de 16 pessoas que coordena o grupo.

Enquanto decorreu a pintura do mural – entretanto vandalizado na madrugada da passada segunda-feira – houve música, foi declamada poesia e foram proferidos discursos “de contextualização histórica” e sobre a situação atual na faixa de Gaza.

Região de Cister - Assine Já!

O momento serviu ainda para a divulgação e angariação de assinaturas para um abaixo-assinado que reclama à Câmara da Nazaré que tome uma posição pública e formal sobre a invasão israelita. Em 2024, recorda Samuel Fialho, a Assembleia Municipal aprovou, por unanimidade, uma moção a condenar o governo israelita.

Depois do mural concluído, os manifestantes desfilaram pela Sub-Vila (e não pela marginal por indicação da Câmara, já que uma equipa israelita jogava no Estádio do Viveiro) e seguiram rumo à Praça Sousa Oliveira, onde foi cumprido um minuto de silêncio em memória das vítimas.

“Vamos continuar a luta de esclarecimento”, garante Samuel Fialho, que promete ainda que o movimento “vai repintar o mural as vezes que forem necessárias”.

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Colisão entre três veículos no IC9 provoca vítima mortal e cinco feridos

Uma colisão a envolver três veículos no IC9, em Alcobaça, provocou, na tarde deste sábado, uma morte e...

Especial aniversário: Uma história de amor que perdura há 28 anos nos Bombeiros de São Martinho do Porto

Um incêndio urbano quase adiou o casamento entre Catarina Caçoila e Rodrigo Rodrigues, mas a história encarregou-se de...

Especial aniversário: Leonardo Vieira: uma história de entrega nos bombeiros de Mira de Aire

Leonardo Vieira nasceu e cresceu na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mira de Aire. Aos 7 anos...

Especial aniversário: Bombeiros de Porto de Mós restauraram primeira viatura para preservar memórias

Restaurar a primeira viatura é mais do que apenas restaurar um carro. É restaurar o passado que a...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!