Quinta-feira, Agosto 28, 2025
Quinta-feira, Agosto 28, 2025

Festas de São Pedro atraíram cerca de 400 mil visitantes

Data:

Partilhar artigo:

As tradicionais Festas de São Pedro na vila de Porto de Mós, que este ano decorreram entre os passados dias 28 de junho e 6 de julho, receberam cerca de 400 mil participantes, de acordo com o Relatório Executivo de Análise dos Visitantes nas Áreas de Estudo nas Festas de São Pedro 2025, que foi divulgado pelo Município de Porto de Mós e que considera as pessoas que se deslocaram ao recinto principal e à Avenida de Santo António.

“Implementar um sistema contínuo de medição e análise de mobilidade e comportamento de visitantes durante as Festas de São Pedro teve como objetivo identificar padrões de afluência, perfis de visita (locais, nacionais e estrangeiros), zonas de maior permanência, horários de pico e níveis de recorrência”, explica o município em comunicado, adiantando que a ação “resulta do investimento realizado pela Câmara de Porto de Mós e foi concretizado pela ICT – Global”.

Olhando com maior detalhe para os números divulgados, no que concerne aos principais resultados, foi possível contabilizar “390.894 visitas totais, com uma média de cinco visitas por pessoa”. Neste documento, foi também possível constatar que, em média, o tempo de permanência no recinto foi de 123 minutos por visitante.

Região de Cister - Assine Já!

Isolando apenas o recinto das festas, que foi o polo nuclear das celebrações, foram totalizadas 329.227 visitas, sendo que pico de afluência foi registado a 6 de julho, “com mais de 52 mil visitas num só dia”. “Com base nos dados recolhidos foi, ainda possível concluir que o Recinto das Tasquinhas se confirmou como o principal polo de atração, com elevada taxa de retorno e que os eventos culturais, como marchas e desfiles, geraram mobilização pontual e grande permanência no evento, tornando a experiência do visitante bastante positiva, o que resulta em tempos médios elevados e retorno diário consistente”, assinala a autarquia.

Particularizando as marchas de São Pedro, realizadas a 28 de junho, marcaram presença 14.441 participantes, com picos claros de entrada às 21 e 23 horas. “O tempo médio de permanência do público foi cerca de 4 horas, o que reflete o interesse sustentado pelo evento”, lê-se ainda no comunicado.
Já o desfile de encerramento contou com 11.262 participantes.

O relatório divulgado dá ainda conta do perfil dos visitantes, sendo que 35% foram locais, 45% da região Centro, 10% nacionais e outros 10% emigrantes ou estrangeiros. A faixa etária predominante foi de 25 a 64 anos (68%) e assinalou-se uma “forte participação de famílias e público de classe média”.
Os dias 5 e 6 de julho foram os de maior afluência no certame, tendo sido identificada “mais de 45 e 52 mil entradas, respetivamente”.

A Câmara de Porto de Mós manifestou a satisfação com os resultados do relatório, que concluiu que, em média, cada pessoa fez cinco visitas, “o que significa que as pessoas foram às festas mais de metade dos dias da sua duração (nove”).

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Beneclima aposta em ares condicionados e eletricidade

A Beneclima está sediada, tal como o nome antecipa, na Benedita e acumula cerca de 20 anos de...

Elogio do elogio

Então não será mais agradável dizer de alguém que “está bonito”, “escreveu bem” ou “teve coragem” do que...

“Felp” junta Diana Nicolau e bonecos da S.A. Marionetas em horário nobre

“Felp”, a série que junta a atriz alcobacense Diana Nicolau e a S.A. Marionetas, já chegou à televisão...

Nazareno dedica-se à coleção e restauro de bicicletas antigas

Na Nazaré, onde o mar dita o ritmo da vida, há também quem encontre noutras rodas uma forma...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!