Quinta-feira, Novembro 13, 2025
Quinta-feira, Novembro 13, 2025

Creio nas elites

Data:

Partilhar artigo:

A progressão na vida pública depende do mérito e das capacidades de cada um, sem olhar à sua origem social.” esta frase reflete os valores da liberdade, da fraternidade e a da igualdade, emanados da Revolução Francesa, mas foi proferida há muito mais tempo. Na verdade, chegou até nós graças a Tucídides, historiador grego que, há 2500 anos, sintetizou o pensamento de Péricles, um dos mais notáveis líderes do século de ouro de Atenas.

Nestes tempos de incerteza, paradoxalmente caracterizados por líderes cheios de certezas, creio que vale a pena voltar aos clássicos para encontrar algumas respostas. E vale a pena, sobretudo, olhar para aqueles líderes cuja ação e o pensamento nos ajudam a entender melhor a forma como as elites são percebidas.

Péricles acreditava nas elites, na importância de as reconhecer e de as respeitar embora soubesse que “os homens só suportam ouvir o elogio dos outros na precisa medida em que conseguem persuadir-se de que são capazes de igualar as ações exaltadas. Quando essa marca é ultrapassada, aparece a inveja e, com ela, a incredulidade.”

Região de Cister - Assine já!

Neste sentido creio nas elites capazes de entender esta realidade, comum entre os homens e, ainda assim, serem capazes de se esforçar para ascender, para se melhorarem enquanto profissionais e dirigentes.

Creio nas elites que não herdaram o lugar, mas souberam contruí-lo, elites cuja pertença não depende do sangue, nem do nome, mas da capacidade, do trabalho e da inteligência.

Creio nas elites de empresários, nas elites de investigadores e de professores, creio nas elites de atletas, políticos e treinadores que, pelo seu mérito e capacidade de inspirar outros, conseguem liderar os demais e levá-los a serem, também eles, melhores.

Creio e respeito as elites. Creio nas elites que sabem, como Péricles, servir.

AD Footer
Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Jorge Vala eleito presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria

O presidente da Câmara de Porto de Mós, Jorge Vala, foi eleito, na manhã de ontem, o novo...

Irmãos mirenses transformam papel de silicone em recurso sustentável

O papel de silicone proveniente dos autocolantes utilizados para a rotulagem dos vinhos deixou de ser um problema...

Parque Infantil no Miradouro da Azelha vence OP em São Bento

O projeto Parque Infantil do Miradouro da Azelha foi o grande vencedor da edição de 2025 do Orçamento...

Homem Estátua dos Pisões distinguido com prémio “Artista do Ano”

O artista António Santos, conhecido como StatikMan e natural dos Pisões, em Pataias, foi distinguido com o Prémio...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!