Sábado, Maio 4, 2024
Sábado, Maio 4, 2024

“Apocalipse de Alcobaça” inscrito no registo da Unesco

Data:

Partilhar artigo:

O “Apocalipse de Alcobaça” é o nome do códice que foi inscrito pela Unesco no Registo da Memória do Mundo na edição 2014/15. O manuscrito integra o conjunto dos Comentários do Apocalipse, de Beato de Liébana, que no século VIII procurava explicar o último livro do Novo Testamento.

O códice, em pergaminho, preservado na Biblioteca Nacional de Portugal e proveniente do Mosteiro de Alcobaça, onde foi produzido nos inícios do séc. XIII, mereceu uma candidatura conjunta de Portugal e Espanha. A candidatura apresentada em 2014 e intitulada Manuscritos do Comentário do Apocalipse (Beatus de Liébana) na Tradição Ibérica, foi agora aprovada ao programa Memória do Mundo, criado em 1992 pela Unesco para preservar e valorizar o património documental da humanidade.

Segundo a Biblioteca Nacional, estes códices medievais são também conhecidos como “Beatos” por conterem a cópia do “Comentário ao Apocalipse” atribuído ao monge Beato de Liébana, que viveu nas Astúrias na segunda metade do século VIII. Únicos no seu género, são considerados expressão cultural e artística de grande relevância produzida na Península Ibérica e com grande disseminação no resto da Europa medieval. Inspiraram algumas das mais famosas obras literárias e artísticas contemporâneas e constituem uma das provas materiais da transição do Mundo Antigo para os tempos medievais no campo da arte, da literatura e do pensamento no mundo mediterrânico e na Europa Ocidental.

Região de Cister - Assine Já!
AD Footer

Artigos Relacionados

Câmara de Alcobaça quer reclassificar monumento na Cela Velha

A Câmara de Alcobaça pretende reclassificar como monumento nacional a escultura edificada por José Aurélio, na Cela Velha,...

Venda de lotes na ALEB deverá começar a partir de setembro

A obra de construção da Área de Localização Empresarial da Benedita (ALEB) deverá ficar concluída ainda durante este...

Museu das Máquinas Falantes inaugurado em Alcobaça

Foi com pompa e circunstância que o Museu das Máquinas Falantes, em Alcobaça, foi inaugurado, na passada quinta-feira....

Parque infantil em forma de barco instalado na praia de São Martinho do Porto

As crianças que façam praia na baía de São Martinho do Porto têm, desde o passado dia 19...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!