Terça-feira, Janeiro 7, 2025
Terça-feira, Janeiro 7, 2025

Vegetariano: sim ou não?

Data:

Partilhar artigo:

O vegetarianismo está na boca de toda a gente. Não só relacionado com a forma como se come, mas também como se vive. Há quem não dispense a carne e quem não a consuma há anos… 

O vegetarianismo está na boca de toda a gente. Não só relacionado com a forma como se come, mas também como se vive. Há quem não dispense a carne e quem não a consuma há anos… 

Fábio Salgado não come carne há oito anos. Começou por ser “uma experiência, por querer saber como o corpo reagiria”. Atualmente, tornou-se um estilo de vida “tendo em consideração as questões ambientais e a ecologia”, esclarece o nazareno.

Região de Cister - Assine já!

“O equilíbrio na alimentação é a chave”, reforçando que “o essencial é acrescentar uma série de alimentos mais saudáveis”.

O nutricionista Filipe Oliveira corrobora esta ideia, explicando que o vegetarianismo é saudável, nomeadamente, “com a ingestão de produtos hortofrutícolas e a utilização de gordura de origem vegetal”. No entanto, o alcobacense salienta que com a eliminação de produtos de origem animal, o vegetarianismo poderá acarretar alguns efeitos secundários”. 

A carência da vitamina B12, que ajuda a manter a saúde do cérebro, é um dos obstáculos que os vegetarianos terão de ter em atenção. 

Maria Vieira, apesar de ter tentado uma alimentação vegetariana, reconhece que “não era saudável, devido à falta de conhecimento acerca de alimentos de origem vegetal ricos em ferro”. A valadense continua a pesquisar sobre o assunto, assumindo que quer “mudar gradualmente o estilo de vida e de preferência com acompanhamento”.

Açorda de seitan e caril de tofu são algumas das opções vegetarianas que Lídia Ramos confeciona no Meu Farnel, restaurante em Alcobaça. “Pegamos em conceções tradicionais e convertemo-las em pratos vegetarianos”, explica a proprietária, não deixando de salientar que “as batatas fritas também são vegetarianas mas nem por isso é a opção mais saudável”.

Assim não há desculpas para não fazer uma alimentação equilibrada, seja dentro ou fora de casa.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Listas ao Ceeria impugnam eleição manchada por cenas lamentáveis

A noite do passado dia 27 de dezembro era de eleições no Centro de Educação Especial e Reabilitação...

“Turno das 6H” pedala pela amizade todas as madrugadas

Quando o relógio marca as 6 horas da manhã, já o grupo de amigos, a que chamaram “Turno...

O ano velho e os meus velhos

Por favor, não confundam velhos com idosos. Os meus velhos são gente de bem, e talvez por isso...

Sala de bem-estar dos Cuidados Paliativos do Hospital de Alcobaça alvo de renovação

A sala de bem-estar da Unidade de Internamento de Cuidados Paliativos, no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!