Quinta-feira, Julho 3, 2025
Quinta-feira, Julho 3, 2025

Corredor da sorte

Data:

Partilhar artigo:

São quase 9 da manhã e já começaram as corridas. Ir levar o meu filho à escola é, por vezes, um filme tipo Velocidade Furiosa. Se é verdade que em Alcobaça se vive a velocidade de cruzeiro, isso nem sempre se passa ali na passagem de peões que atravessa o jardim do Tribunal para a Rua João De Deus. Eu já fui quase passado a ferro uma mão cheia de vezes. Sendo a rua larga, perto de uma rotunda, o automobilista, que devia observar cautela, tenta mesmo assim, ultrapassar quem já “por especial favor” parou na passadeira para (mesmo que de má vontade) deixar passar os peões. Já me olharam furiosamente nos olhos mamãs com a respectiva criança na cadeira atrás, e hoje, um velhote que me mandou para aquele sítio que rima com soalho…

Confesso que já me detive no meio da passadeira – para não ser atropelado – e a gesticular, chamei-lhes malucos por acelerarem em cima de uma “zebra”, com crianças e pais por perto. Quase “atropelado” e “ofendido”, nem por isso deixo de subir e descer as nossas ruas. Gosto de andar a pé… mas na passadeira do cinema a mesma coisa. A jovem pede-me desculpa, abençoada seja, mas parar é que nada. Depois ao pé do Pão de Mel, uma carrinha do Bricomarché… siga para bingo. Eu dou-lhe um toque com os nós dos dedos na chapa, não por mim, mas pela senhora grávida que o condutor ignorou também. Fica parado à esquina, chateado com o barulho, armado em valentão do asfalto. Quantos são? Onde pára a Polícia?

Não sei que embirração têm os Alcobacenses que não param onde devem. Falando em filmes lembrem-se também daquele com o Michael Douglas (Um dia de raiva) em que ele arrasa com uma cidade inteira. No entanto, se  vida não é um filme, a estupidez também não é ficção. Só espero é que o argumento nunca se baseie numa historia verídica de alguém que passou numa passadeira em Alcobaça e nunca mais lá voltou. 

Região de Cister - Assine Já!
AD Footer
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Suburbia: a nova cooperativa de agentes culturais de Alcobaça

Depois de ter nascido há cerca de dois anos, o projeto Suburbia é agora uma cooperativa cultural que,...

Região tem duas dezenas de empresas Cotec

Duas dezenas de empresas da chamada região de Cister foram distinguidas com o estatuto “Inovadora Cotec 2025”, promovida...

Confraria promove obras de conservação no coreto do Largo de Nossa Senhora da Nazaré

A Confraria Nossa Senhora da Nazaré anunciou que estão em curso as obras de conservação do coreto no...

Casa Belita de portas abertas na Sub-Vila na Nazaré há mais de 60 anos

Foi a primeira casa comercial do género a instalar-se na Rua Sub-Vila, na Nazaré, na década de 1960,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!