O circuito da Chita – Transportes Urbanos de Alcobaça vai ser alargado até final deste ano. A informação foi adiantada pelo presidente da Câmara de Alcobaça, na última reunião do executivo municipal, realizada na passada sexta-feira. Mas, entretanto, já foi apresentada uma “chita” elétrica, que já está a circular no circuito habitual dos transportes urbanos.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A mobilidade é uma das “prioridades” para Hermínio Rodrigues, que pretende potenciar o trajeto dos transportes interurbanos que já existe e que, atualmente, incide mais sobre a comunidade escolar. “Vamos ter de fazer esse trabalho. A mobilidade existente é à base das escolas, mas as escolas não são 12 meses. Como tal, iremos criar condições de mobilidade de transportes para todo o ano e para todos os nossos munícipes. A mobilidade é fundamental para a coesão do concelho”, sublinhou Hermínio Rodrigues.
Na ocasião, o social-democrata assumiu que, ao contrário do que acontecia no passado, essa é uma temática que está, agora, sob a égide autárquica. “Há uma década a questão da mobilidade ao nível dos transportes era uma competência do Estado, mas hoje em dia é da responsabilidade do município. Alcobaça é um concelho que tem todas as condições para continuar a crescer e a mobilidade também é um fator importante”, constatou.
Assim, e tendo sempre a inovação e a modernidade como pano de fundo, a Câmara de Alcobaça está apostada em dinamizar o conceito de transportes urbanos no concelho, sendo que, em declarações ao REGIÃO DE CISTER, o presidente da Câmara informou que o trajeto da Chita vai continuar a crescer nos próximos tempos. “Temos, atualmente, um circuito da Chita, mas até ao final do ano teremos mais um. Sendo que, para um futuro próximo, o nosso objetivo passa por criarmos um terceiro circuito”, assumiu Hermínio Rodrigues, explicando que o propósito passa por “chegar a todos os lugares envolventes da cidade”.
Outro dos fatores que está inerente ao circuito da Chita, é o da proteção ambiental. A autarquia vai dispor de um autocarro elétrico, mas o desejo é fortalecer esta aposta. “O munícipio tem como objetivo, no futuro, passar a ter grande parte da sua frota com veículos elétricos”, sublinhou Hermínio Rodrigues em declarações prestadas ao REGIÃO DE CISTER.
O transporte dos Paços do Concelho para o recinto da feira foi feito na Chita… elétrica.
A Chita é um projeto que envolve o município de Alcobaça e a Rodoviária do Oeste. O serviço é, desde março de 2019, gratuito para todos os utilizadores.