O maiorguense João Filipe Graça foi galardoado com o prémio “Advogado do Ano”, na categoria de “direito público”, pela Iberian Lawyer, uma prestigiada revista do setor. A cerimónia, que distinguiu os 40 melhores advogados da Península Ibérica com menos de 40 anos – “40 under Forty”, decorreu, na passada quinta-feira, na capital espanhola.
“Trata-se de um reconhecimento profissional para potenciais clientes”, confessa ao REGIÃO DE CISTER João Filipe Graça, que tem exercido a sua especialidade na SRS Advogados. Foi, aliás, pelo currículo profissional, pelo feedback dos clientes e pela opinião dos colegas que o advogado, de 34 anos, foi nomeado para uma das 40 categorias desta distinção ibérica. “Quando soube que estava nomeado para esta distinção sabia que o prémio não estava garantido, pelo que foi uma surpresa receber este prémio em Madrid”, acrescentou João Filipe Graça.
A cerimónia de entrega de prémios reuniu vários representantes de prestigiadas sociedades de advogados de Espanha e Portugal para reconhecer os jovens advogados e equipas mais promissoras do mercado ibérico. As distinções serviram para celebrar as conquistas dos 40 melhores advogados e equipas com menos de 40 anos, que vão liderar a advocacia no futuro e que “merecem ser reconhecidos pelo seu trabalho e dedicação nas respetivas práticas”, refere a organização.
Segundo a Iberian Lawyer, o maiorguense e a sua equipa acompanharam “um dos mais recentes e complexos procedimentos de contratação pública em Portugal”. Nos últimos 12 meses, o escritório SRS Advogados “assessorou diversos assuntos complexos”, lê-se ainda.
Depois de concluir o ensino secundário na Escola Secundária D. Inês de Castro, em Alcobaça, João Filipe Graça ingressou na licenciatura de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde também completou o mestrado em Ciências Jurídico-Públicas, Menção em Direito Administrativo. Foi convidado para integrar o Centro de Estudos de Direito Público e Regulação, que, admite, lhe deu “uma vantagem competitiva”. Iniciou advocacia num escritório em Lisboa e mudou-se para a SRS Advogados há cerca de cinco anos.
Natural do Casal do Botas, o advogado já tinha estado nomeado na edição dos prémios do ano passado, mas sem passar para o lote dos cinco finalistas. João Filipe Graça tem desenvolvido a sua atividade nas áreas da contratação pública e direito administrativo.