Um tremendo sucesso. Assim pode ser resumida a edição deste ano da festa em honra de Santo Amaro, que decorreu no início do mês, na vila de Alfeizerão.
Este conteúdo é apenas para assinantes
No total dos três dias do evento, a organização estima que tenham passado pelo certame cerca de 10 mil pessoas. E mesmo que as condições meteorológicas não tenham sido, de todo, as mais convidativas, a verdade é que a população aderiu em massa aos festejos e, tanto na parte do restaurante, que ficou situado nas instalações da Casa do Povo, como na zona destinada aos espetáculos musicais, que decorreram no largo da capela, houve “casa cheia” entre os dias 13 e 15.
O primeiro dia ficou marcado pela atuação da banda “Bico de Obra”, sendo que, depois do concerto, ninguém “arredou pé” e a festa durou até de madrugada. Cenário idêntico, de resto, ao que se verificou no sábado.
Nesse dia, e mesmo apesar de não ter havido condições para as atividades infantis – as iniciativas previstas para os mais novos, que envolviam insufláveis e outras “brincadeiras” não se puderam realizar devido à muita chuva que caiu durante toda a tarde -, o restaurante voltou a estar cheio, tanto ao almoço como ao jantar, com o espaço noturno a ser ocupado pelas atuações das bandas “Acesso” e “4 Rock”. Depois disso, repetiu-se a loucura da noite anterior e o convívio da população estendeu-se até bem perto das 6 horas da madrugada.
O dia de domingo, porém, começou cedo, e logo com uma iniciativa absolutamente nova: a caminhada de Santo Amaro. Cerca de 50 pessoas participaram no evento, sendo que a organização acredita que, também aqui, o mau tempo afastou mais alguns participantes que tinham previsto juntar-se à caminhada. “Mesmo assim, estamos satisfeitos com a adesão. Esperamos que no próximo ano possa estar um tempo melhor e esta ideia continue a crescer”, assumiu, a propósito, Pedro Miguel Lourenço, um dos membros da organização.
O início da tarde ficou marcado pela tradicional missa, que decorreu na capela, e à qual se seguiu a procissão, que contou com a atuação da Banda Sociedade Filarmónica Maiorguense.
Já depois da cerimónia de ”entrega da bandeira de Santo Amaro”, a festa continuou com a atuação da banda “Os red”, terminando com o espetáculo de fogo de artifício.
“Estamos bastante contentes como tudo se desenrolou. É um facto que as condições atmosféricas foram muito adversas, mas mesmo assim a resposta das pessoas da freguesia de Alfeizerão, bem como de outras freguesias vizinhas, foi muito positiva. Em suma, penso que todos ficaram satisfeitos com a festa de Santo Amaro”, disse Pedro Miguel Lourenço ao REGIÃO DE CISTER.
Perante o número de pessoas que marcaram presença nos três dias do evento, “o resultado financeiro deverá ser positivo” acrescentou o membro da comissão de festas.