Quatro fracas (galinhas angolanas), dois porquinhos da Índia, duas codornizes, dois perús (de raça autóctone certificada) e uma pata. São estes os animais que compõem, para já, a “Quinta Pedagógica” da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (Epadrc).
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O projeto, coordenado pela professora Emília Grilo, tem sido um verdadeiro sucesso para os alunos que o têm dinamizado, nomeadamente a meia-turma do curso de Tratador da Animais em Cativeiro.
Alexandre Oliveira, Frederico Faustino, Tomás Pereira, Bruno Almeida, Diogo Barreiro e João Ferreira são os responsáveis por tratarem da “bicharada”, sendo certo que a dedicação de todos eles adicionada às condições ímpares de que a escola dispõe são o binómio perfeito para que o projeto esteja, até, a superar as expectativas.
Até porque, além das aulas práticas que permitem aos alunos tratarem dos animais e desenvolverem as suas competências, este projeto tem uma visão futura para os próprios estudantes: dá-lhes a hipótese de encararem o mercado de trabalho, quando for caso disso, com mais e melhores capacitações. Tal como, de resto, explicou ao REGIÃO DE CISTER o delegado de turma deste curso.
“Este é, de facto, um projeto que nos permite abrir outros horizontes. No meu caso concreto, vim para a Epadrc com o pensamento mais virado para a agropecuária, que era aquilo que mais queria desde pequeno, mas a verdade é que agora já penso de outra forma e tenho mais perspetivas relativamente a animais exóticos, répteis e pequenos ruidores, por exemplo” assumiu Alexandre Oliveira, cujas palavras mereceram a concordância absoluta dos restantes colegas.
Os mais recentes “habitantes” da Epadrc que estão inseridos neste projeto são peixes, de espécies diferentes, que se juntam a outros que tinham chegado na última semana. E o aquário ficou “repleto”.
O projeto corre sobre rodas, para satisfação da professora coordenadora. “Os alunos têm demonstrado muito interesse e isso permite-lhes também adquirir claras mais-valias sobre animais em cativeiro. Trata-se de uma aposta acertada da escola”, assinalou Emília Grilo.