Kaixin Cheng, aluna da Escola Básica e Secundária de São Martinho do Porto, foi a grande vencedora das Olimpíadas da Língua Portuguesa, cuja fase final decorreu entre os passados dias 18 e 20 de maio, na Escola Secundária Sebastião e Silva, na cidade de Oeiras.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A jovem, de apenas 15 anos de idade, subiu ao lugar mais alto do pódio do referido concurso nacional, que contou com a participação de milhares de alunos de norte a sul do País, sendo que para a ronda decisiva apuraram-se apenas 18 jovens. À já meritória presença na fase final, a aluna juntou (mais) uma dose de competência e, dessa forma, conquistou a “medalha de ouro” de um concurso de enorme reputação em Portugal.
Depois de ter realizado, numa primeira fase, duas provas escritas (uma na escola que frequenta e outra num estabelecimento de ensino de Lisboa), Kaixin Cheng ficou apurada para a fase final, que decorreu em regime de internato na Escola Secundária Sebastião e Silva, em Oeiras. Na ocasião, realizou duas provas de oralidade, tendo como handicap o facto de não ter passado toda a vida em Portugal, como os seus “concorrentes”. Apesar de ter nascido em Lisboa, Kaixin Cheng foi com os pais para a China com apenas 6 meses, regressando ao nosso País quando já tinha 6 anos de idade.
Essa “ausência” podia ter tido alguns reflexos na aprendizagem da língua portuguesa, tanto na questão oral como escrita, mas a verdade é que o esforço e a dedicação da estudante de São Martinho do Porto ultrapassaram quaisquer barreiras.
Tal como, de resto, explicou ao REGIÃO DE CISTER, ainda a “saborear” a conquista deste prémio. “Sem dúvida que estou muito feliz e orgulhosa pelo feito que alcancei. Não só porque havia muitos outros colegas que estavam na fase final e que também tinham todas as condições para vencer, mas também porque poderia ter mais algumas dificuldades devido ao facto de ter estado alguns anos fora de Portugal. No entanto, e para tentar superar essa lacuna, estudei bastante, dediquei-me imenso, e acabei por conseguir vencer as Olimpíadas da Língua Portuguesa”, destacou Kaixin Cheng.
Mas não foi só este concurso que deixou a aluna do Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto a… sorrir. Afinal, Kaixin Cheng também fez parte do leque das 10 finalistas das Olimpíadas de Biologia (neste caso não foram atribuídas posições finais e, como tal, foram todos considerados vencedores). A estudante do concelho de Alcobaça marcou presença na cerimónia deste concurso, que também decorreu no passado dia 20, no Oceanário, em Lisboa. E de lá voltou com um diploma e a respetiva placa de finalista.
A julgar pela(s) “amostra(s)”, o futuro de Kaixin Cheng será, com toda a certeza, bastante promissor. “Vou voltar a concorrer às Olimpíadas da Língua Portuguesa. Foi uma experiência altamente enriquecedora e em que aprendi bastante”, concluiu a aspirante a médica, se possível, na especialidade de Imunologia. Muitos parabéns, Kaixin!