A Câmara de Porto de Mós está a dar oportunidade a 67 jovens do concelho a terem uma experiência em contexto de trabalho, durante o verão, através do programa “Férias Pro”, que envolve oito entidades, desde instituições particulares de solidariedade social, juntas de freguesia, até às várias áreas do Município.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A iniciativa dirigida a jovens com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos, possibilita o contacto direto com as instituições de cariz social do concelho, durante uma semana, integrando de forma participada nas equipas de trabalho e “potenciando hábitos de trabalho, partilha de responsabilidades, empreendedorismo e trabalho em equipa”, avança a vereadora com os pelouros da Educação, da Ação Social e da Juventude da Câmara de Porto de Mós.
De acordo com Telma Cruz, o programa que foi colocado em prática no início deste mês vem, assim, dar continuidade ao projeto educativo municipal, que tem a solidariedade como tema central.
“Ocupar os jovens durante as férias de verão numa atividade em que desenvolvam competências, potenciem os valores e comportamentos considerados relevantes para a sua formação integral é o principal objetivo deste projeto”, sublinha a autarca ao REGIÃO DE CISTER.
A seleção dos candidatos foi realizada por ordem de inscrição e de acordo com o calendário das três dezenas de atividades disponibilizadas pelas entidades parceiras a decorrer em todo o concelho, que abrangem áreas como o apoio em ATL do pré-escolar e do 1.º ciclo, apoio em atividades com crianças e idosos e também em iniciativas no Gabinete de Comunicação do Município, no Castelo, no FabLab ou ainda nas piscinas exteriores da vila de Porto de Mós.
“O projeto foi bem recebido por todos, desde entidades, instituições, aos jovens, pais e encarregados de educação”, refere ainda a vereadora do Município de Porto de Mós, adiantando que depois do dia 11 de agosto, data do término do projeto, será realizado um balanço final.
O Município de Porto de Mós recebeu 70 candidaturas, sendo que ficaram de fora dois candidatos por não reuniram os critérios de participação necessários e um por não ter vaga no local pretendido.
A Junta de São Bento, a Associação Desportiva Portomosense, a Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós, o Centro Paroquial de Assistência do Juncal, o Abrigo Familiar Casa de São José, a Associação de Apoio Infantil de Pedreiras, a Associação de Bem-Estar da Cruz da Légua e a Casa do Povo da Calvaria são os parceiros desta primeira edição do “Férias Pro”, do Município de Porto de Mós, que no próximo ano prevê-se que seja também alargada às empresas e aos estabelecimentos comerciais do concelho.