Realiza-se até ao próximo dia 25, em 17 restaurantes do concelho de Porto de Mós, o Festival Gastronómico do Bacalhau, Azeite e Broa.
Bacalhau assado com batatas a murro e migas, Lombo de Bacalhau confitado com migas de couve galega, Línguas de bacalhau de coentrada, Bacalhau à lagareiro, Sopa de Bacalhau, Esparregado de Bacalhau, Bacalhau à Lavrador são alguns dos pratos que vão estar disponíveis. A iniciativa do Município de Porto de Mós que já conta com a 3.ª edição, tem como principal objetivo promover a gastronomia e a restauração locais.
“Ingredientes típicos da quadra natalícia, o bacalhau, o azeite e a broa são iguarias que fazem parte da gastronomia portuguesa e da cultura local, com especial destaque para o azeite, produzido localmente e da broa, cuja farinha foi durante séculos, moída nos moinhos de vento, na serra”, sublinha a autarquia.
O Restaurante do Coração, o Boteco do D, o Canto da Saudade, o Requinte dos Amigos, o Moz’art e a Taberna da Vila, em Porto de Mós, o Bristô Campanas, em Alcaria, a Gralha e a Taberna do Moleiro, em Alvados, o Dom Abade e o Pires e Prato, nas Pedreiras, o Dom Pirata, na Calvaria de Cima, o Recanto dos Sabores, em Alqueidão da Serra, o Sabores de Sempre, no Juncal, o Sabores Únicos, nas grutas de Mira de Aire, a Tasquinha D. Maria e a Adega do Luís, no Livramento, são os restaurantes aderentes desta edição.
O 3.º Festival Gastronómico do Bacalhau, Azeite e Broa está inserido na programação da iniciativa “Natal Encantado” do Município de Porto de Mós.
Fotografia: Município de Porto de Mós