O presidente da Junta de Turquel, José Diogo Ribeiro, fez as honras da casa, mas durante as próximas semanas seguir-se-ão mais entrevistados com relevo político no podcast “Sem Filtros”, um projeto lançado na última semana pelo turquelense Martim Carvalho e que tem o grande objetivo de desmitificar a política.
Este conteúdo é apenas para assinantes
E, para tal, o aluno do Externato Cooperativo da Benedita, de 17 anos, contará, entre outros, com a ajuda de convidados como o vestiariense Miguel Silvestre, cabeça de lista da Inciativa Liberal pelo círculo de Leiria, João Carreira, líder da Juventude de Leiria do Chega e Rodrigo Andrade, cabeça de lista do PAN pelo círculo de Leiria.
“O ‘Sem Filtros”’traz à sociedade os pensamentos, propostas e ideologias de pessoas ligadas a diferentes partidos, ou até mesmo pessoas que não estão ligadas a partido algum. Aproxima também as gentes ditas ‘normais’ de quem, por algum motivo, exerce algum tipo de poder político”, começou por explicar ao REGIÃO DE CISTER, notando que o objetivo passa também por “desmitificar e simplificar determinados conceitos políticos, ideologias e propostas de todos os partidos portugueses”. Além disso, pretende também aproximar “a comunidade e quem encabeça o rumo da comunidade”, ao mesmo tempo que tenta “atrair mais jovens para a política”.
O primeiro episódio, cujo convidado foi o presidente de junta da terra-Natal, foi publicado durante a última semana, e a ideia é que seja partilhado um episódio em cada semana.
O estudante do 12.º ano de escolaridade tem contado com o apoio da SMPTV para efeitos de gravação dos episódios, todavia, nasce de uma vontade pessoal. “A ideia surge do meu constante, e não recente, interesse pela política e pela comunicação, obviamente”, asseverou, acrescentando que o “Sem Filtros” será, como o próprio nome indica, livre no que a temas diz respeito. “Apesar de existirem temas e assuntos previamente alinhavados, não excluo tema algum”.
E para quem é direcionado o podcast? Como Martim Carvalho afirmou, “não há um público alvo”. “Quando falamos de política temos de ter a arte de transformar a nossa oratória, tentando com que esta seja acessível e percetível para todas as idades e gerações. Sou um defensor acérrimo da intergeracionalidade”, destacou.
Apesar de determinado sobre os projetos que quer ver realizados, Martim Carvalho mostrou mais dificuldade em antecipar aquilo em que se vê a trabalhar no futuro. “O Martim um jovem com sonhos diversos. A arbitragem, a escrita, a política, a comunicação e o teatro, vão tomando conta da minha vida e o meu sonho passa pela possibilidade de vincar e marcar a diferença, positivamente, neste país. Se em alguma destas áreas tiver oportunidade de o fazer, então serei um sonhador realizado”, finalizou o turquelense. A julgar pela vontade de dinamizar projetos, o futuro só poderá ser-lhe risonho.