As freguesias que integram o território do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC) apresentaram uma proposta conjunta para melhoria do plano da sua cogestão, assim como do Monumento Natural das Pegadas dos Dinossáurios de Ourém – Torres Novas, que esteve em Consulta Pública até esta segunda-feira.
Em comunicado, as autarquias avançam que “recomendam uma abordagem genérica e aberta das tarefas associadas aos planos de ação já existentes, particularizando algumas freguesias”, e sugerem que o plano “seja flexível” e que “permita atividades futuras que também estejam previstas, de acordo com o contexto”. Os autarcas defendem ainda que os investimentos devem ser realizados “de forma natural” e que os territórios das freguesias do PNSAC devem ser “priorizados”.
“Os proponentes, no documento submetido na discussão pública, elogiam os trabalhos realizados até à data, esperando que os planos de ação previstos valorizem o território em todas as suas vertentes e potencialidades, considerando as freguesias fundamental valorizar as pessoas que residem no PNSAC e os seus costumes”, pode ler-se no mesmo documento.
Desta forma, as freguesias que integram o PNSAC “sugerem a correção de tarefas identificadas e associadas a alguns planos de ação identificados”.
Com vista à análise da proposta e à preparação dos contributos para a sua melhoria, os autarcas reuniram-se no passado dia 18, na freguesia de Serro Ventoso, tendo o documento submetido “sido aprovado por todas as freguesias que fazem parte do território do PNSAC”, revela ainda a nota de imprensa.
Fotografia: Natureza e Desafios