Realiza-se entre a próxima o dia 5 e dia 12 deste mês a fase de apresentação de candidaturas para a 3.ª edição do projeto “Jovem Autarca”, promovido pela Câmara de Porto de Mós.
Podem concorrer todos os jovens que residam e estudem no concelho de Porto de Mós e que tenham idades compreendidas entre os 10 e os 17 anos de idade, “à data das eleições”, explica o regulamento.
Assim, no dia 6, o município dinamiza, no Cine-teatro da vila, às 9:30 horas, uma sessão motivacional aberta aos potenciais candidatos.
O período de preparação dos materiais da campanha eleitoral decorre entre os dias 21 e 27 e a campanha eleitoral até ao dia 8 do próximo mês. O debate entre os candidatos acontece a 5 de março e as eleições a 12.
A 20 de março o executivo jovem toma “posse”, passando, desde então, a assumir uma participação ativa nas decisões políticas e a desempenhar o papel de porta-voz dos seus pares. O grupo escolhido pelos alunos do concelho, composto por um presidente e dois vereadores, vai ser corresponsável pela gestão de um orçamento que lhe será atribuído e vai procurar concretizar os projetos que idealizou, numa lógica de diálogo e sustentabilidade.
O projeto educativo pretende potenciar comportamentos de cidadania ativa e governança partilhada, valorizando as opiniões dos jovens e suas perspetivas para o futuro.
O atual executivo jovem, que conclui brevemente o seu mandato, é liderado por Isa Ferreira e composto também por António Ismail e Mariana Braizinho, que tem vindo a desempenhar as funções de vereadores. O principal objetivo do seu mandato foi a criação de uma brinquedoteca nas instalações da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Porto de Mós.
“Conseguimos atingir os nossos objetivos e todos unidos conseguimos realizar o projeto”, avança Isa Ferreira, em declarações ao REGIÃO DE CISTER.
“Todo o projeto foi um grande desafio. Começámos por nos juntar todos para definirmos qual seria o projeto escolhido para o podermos concretizar, e não foi fácil, depois disso começamos a espalhar cartazes pelas várias freguesias para angariarmos brinquedos”, acrescenta a aluna do 12.º ano do Instituto Educativo do Juncal.
A presidente do executivo destaca também a colaboração da comunidade local para a concretização deste projeto que vai ser brevemente inaugurado.