O nome diz (quase) tudo: Associação Benedita Solidária. Trata-se, no fundo, de um espírito de missão. De ajudar o próximo. De fazer o bem sem olhar a quem. Fundada há quase 10 anos, a instituição, que tem sede física na Casa das Associações, situada nas imediações da Junta da Benedita, tudo faz para tentar solucionar casos de pessoas necessitadas que precisem de alguém que as ampare.
Este conteúdo é apenas para assinantes
E a abrangência da associação é enorme. Os pedidos não param e a grande maioria surgem através da Assistente Social da Junta de Freguesia. Nesses casos, e já depois de feita a triagem pela referida técnica, a associação vai para o terreno para resolver os problemas. Medicamentos, pagamentos de faturas de água, luz, etc… E até pagamentos de rendas de casa, como já aconteceu. As necessidades dos mais vulneráveis são diversas e a todas elas a Associação Benedita Solidária tenta dar resposta.
Para isso, é preciso que a gestão permita ter algum desafogo financeiro para que os casos possam ter um final feliz. E como os voluntários da associação estão sempre dispostos a ajudar, são recorrentes os eventos organizados que visam a angariação de fundos. Sopas, filhoses, t-shirts… As iniciativas são uma prática comum e, no fundo, todo esse trabalho vai permitir, mais dia, menos dia, ajudar mais alguém.
“Estamos, de facto, imbuídos de um espírito de missão. Afinal de contas, tudo se resume a solidariedade. O nosso objetivo é ajudar todos aqueles que têm necessidades, com especial incidência na freguesia da Benedita”, assegura Isabel Vitorino, presidente da Direção da Associação Benedita Solidária ao REGIÃO DE CISTER.
Ainda de acordo com aquela responsável, “em causa estão várias situações que nos vão chegando e que nós tentamos solucionar”. Afinal de contas, reforça, “os problemas são vários, uma vez que podem passar por questões de saúde, em que nós compramos medicamentos, ou por situações de falta de mobilidade, ou até mesmo pela impossibilidade financeira de suportar os custos de bens de primeira necessidade”.
Apesar de ter uma gestão totalmente independente, a associação mantém uma relação de grande proximidade com a Junta da Benedita. Como se comprova, por exemplo, pela Loja Social que é da responsabilidade do executivo, mas que os voluntários da Associação Benedita Solidária dão, depois, seguimento ao trabalho ali realizado, nomeadamente com a entrega de roupa ou calçado, por exemplo, a quem precisa.
Além disso, a Associação Benedita Solidária tem também o núcleo de apoio oncológico, uma valença que também abrange pessoas com problemas de saúde em várias freguesias do concelho.
Os méritos destes missionários estendem-se, inclusivamente, à realização de obras em casas degradadas e cujos proprietários não têm condições para as intervencionar. Ainda há (mesmo) razões para acreditar na humanidade!