Estar no topo, à escala nacional, é um dos grandes objetivos da R20 Auto. A oficina, sediada no Juncal, é gerida numa lógica de aposta contínua em formação e equipamento, que tem permitido implementar técnicas de trabalho avançadas, à semelhança do que se faz noutros países, onde a área está mais desenvolvida.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“Em Portugal o setor está alguns anos atrasado em relação à Europa, a nível de tecnologia e desenvolvimento automóvel. Nesse sentido, tentamos compensar com investimento em formações e material novo”, explica o proprietário da oficina, destacando as participações em feiras internacionais como uma estratégia essencial para o crescimento do negócio.
“Despendemos muito tempo à procura de novas soluções e a presença neste tipo de eventos permite-nos ver o que se faz noutros países, abrir novas perspetivas e encontrar novos fornecedores, principalmente de material mais especializado”, esclarece Ricardo Trindade.
Em funcionamento há cerca de dois anos, a R20 Auto “está preparada para fazer manutenção a qualquer tipo de veículos”, mas distingue-se no diagnóstico avançado, na mecatrónica, trabalhando apenas com “material de elevada qualidade, de reposição ‘aftermarket’ ou original”. “Temos código de oficina BMW nível quatro, somos parceiros Mercedes, pertencemos à rede de oficinas RedService do distribuidor Bosch Leirilis, temos parcerias com algumas Bosch Car Service – como a LD Auto – e outras oficinas a nível nacional, cooperamos também com os maiores importadores de ‘aftermarket’ do País e somos ainda parceiros espanhóis, que permitem ter disponível material de qualidade a um bom preço”, detalha o alcobacense.
O controlo de qualidade e a segurança são inegociáveis da oficina, que se divide em cinco grandes áreas de serviços, três das quais existem nas oficinas convencionais – eletricidade, diagnóstico/serviços rápidos e mecânica – e duas “boxes” mais especializadas, uma em viaturas híbridas/elétricas e a outra em projetos de preparação de viaturas de competição.
Além disso, a R20 Auto tem também capacidade para efetuar a adaptação de veículos a pessoas com mobilidade reduzida e incapacidade, possuindo ainda uma vertente de desenho de peças que permite desenvolver material para uma panóplia de viaturas, nomeadamente, carros clássicos cujo as peças já não existem. A oficina é ainda responsável pela manutenção de veículos de bombeiros, associações e do Governo, nomeadamente do Ministério da Defesa Nacional.
Atualmente, a R20 Auto dá trabalho a dois mecânicos. Ricardo Trindade assume alguma dificuldade em encontrar mão de obra qualificada, revelando que pretende empregar mais duas pessoas para continuar a expandir o negócio.