As mulheres assumem aproximadamente um quarto (22,60%) das candidaturas às Câmaras, às Assembleias Municipais e às juntas dos concelhos de Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós. Das 116 candidaturas entregues, 26 foram encabeçadas por mulheres.
Este conteúdo é apenas para assinantes
No concelho de Alcobaça, há 16 cabeças de lista do sexo feminino num total de 57 candidaturas, o que representa 28,07% das candidaturas.
Já no concelho da Nazaré há quatro mulheres a assumirem os cargos de liderança de um total de 23 listas que se vão propor a votos. Trata-se de uma percentagem de representação feminina nos principais cargos de 18,18%.
Por seu turno, no concelho de Porto de Mós, vão a votos seis mulheres como cabeças de lista entre as 36 candidaturas, o que perfaz sensivelmente 17% de representação feminina.
No concelho de Alcobaça, referência para as candidaturas de Isabel Ventura (Chega) e Sandra Lourenço Amaro (Iniciativa Liberal) à Câmara, sendo que Eugénia Rodrigues (PS) é a única cabeça de lista à Assembleia Municipal.
Relativamente às freguesias, salta à vista de imediato o caso de Alfeizerão, em que três das quatro candidaturas são lideradas por mulheres: Inês Delgado (PSD), Cristina Fernandes (CDU) e Célia Alexandre (Chega). À freguesia de Aljubarrota concorrem duas mulheres: Élia Pimenta (PSD) e Cristiana Duarte (PS). Nas freguesias do Bárrio, Benedita, Cela, Évora, São Martinho do Porto, Turquel, Alcobaça/Vestiaria e Pataias/Martingança existe apenas uma candidata entre as listas propostas.
No concelho da Nazaré, destacam-se as candidaturas de Telma Ferreira (Bloco de Esquerda) e Lúcia Loureiro (Chega) à Câmara. Na Assembleia Municipal, Cheila Aguiar (Bloco de Esquerda) é a única mulher a assumir a liderança de uma candidatura ao referido órgão deliberativo. A expressão feminina nas juntas é bem menos significativa, avançando apenas a de Fátima Boleixa (PSD) à Junta de Valado dos Frades.
Analisando o caso do concelho de Porto de Mós, e já depois de notada a ausência de mulheres candidatas à Câmara, ressalva-se as candidaturas de Clarisse Louro (PSD) e Sheila Saldanha (Iniciativa Liberal) à Assembleia Municipal.
Entre a dezena de freguesias que compõem o concelho, concorre a independente Patrícia Santos em Alqueidão da Serra, Catarina Torres (CDU) em São Bento, a liberal Sara Kilden em Mira de Aire e a social-democrata Sandra Martins em Alvados e Alcaria, a única presidente de junta em funções na região que vai a votos a 12 de outubro. De saída estão Isabel Fonseca (Alcobaça/Vestiaria), Filipa Gomes (Bárrio) e Maria Lurdes Pedro (Benedita).
Na análise da representação feminina por partidos na região, o PSD é o que mais aposta em mulheres, candidatando oito mulheres aos diferentes órgãos autárquicos. Segue-se o Chega com cinco, o PS, a CDU e a Iniciativa Liberal com três cada. O Bloco apresenta duas candidatas, ambas no concelho da Nazaré, existindo ainda duas mulheres a liderarem candidaturas independentes nos concelhos de Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós.