Câmara de Alcobaça avança com obra no mercado de Alfeizerão

O Município de Alcobaça vai proceder à substituição do telhado do Mercado de Alfeizerão, que ainda contém placas de amianto presentes.

De acordo com o anúncio de procedimento para o concurso público, publicado em Diário da República, o valor do preço base do procedimento é de 45 mil euros e o prazo de execução da obra é de 45 dias.

O presidente da Junta de Alfeizerão revelou que a Câmara já entrou em contacto com empresas no sentido de recolher alguns orçamentos e que o “projeto está a avançar de forma satisfatória”. De acordo com Leonel Ribeiro, a remoção das placas de amianto presentes no telhado do Mercado era há muito reclamada pela população e por entidades relacionadas com o ambiente. “Esta é uma questão que já motivou várias reclamações. Os comerciantes queixam-se, e com razão, da presença do material nocivo e potencialmente prejudicial para a saúde”, sublinha. Embora a Junta tenha realizado obras de requalificação no espaço há cerca de seis anos, o teto ainda não tinha sido alvo de intervenções. “Procedemos apenas às obras mais urgentes, mas era claro que o Mercado merecia obras mais profundas”, confessa.

O Mercado de Alfeizerão conta com a presença fixa de cinco comerciantes. “Atualmente o mercado conta com cinco comerciantes, mas é preciso recordar que houve uma época em que eram apenas três. É, por isso, tão importante melhorar as condições para aqueles que ali trabalham e que dinamizam o local”, sublinha o presidente da Junta de Alfeizerão.