Ciclismo: Tiago Santos conquista Volta a Portugal de Cadetes

Tiago Santos (Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola) conquistou, este domingo, a 13.ª edição da Volta a Portugal de Cadetes, destacando-se na etapa decisiva, que ligou Rio Maior a Santarém.
 
Numa etapa muito dura, e decidida por quatro corredores nos últimos 20 quilómetros, Tiago Santos foi o mais forte e cortou a meta em Santarém com o tempo de 2h1652s, resultado que lhe permitiu festejar o título, com vantagem sobre dois espanhóis no somatório final da competição: Héctor Álvarez, que ficou a 8 segundos, e Juan José López, que registou um atraso de 11 segundos
 
A prova decorreu desde sexta-feira e na etapa inaugural, o ciclista, de 16 anos, ficou na 2.ª posição, terminando a 2.ª etapa em 4.º lugar. Todavia, o triunfo na última etapa permitiu a conquista da Volta  a Portugal de Cadetes.
 
Além da Camisola Amarela IPDJ, Tiago Santos venceu também a Camisola Verde Instituto Politécnico de Santarém, símbolo de melhor na classificação por pontos.
 
“A etapa de ontem não correu muito bem, porque demos muita vantagem ao primeiro. Sabíamos que o dia de hoje seria muito duro. Era preciso atacar a corrida. Tentei fugir mais de uma vez, até que surgiu a oportunidade. Ainda era muito longe da meta, mas entendemo-nos bem na frente. No final consegui ganhar ao sprint e estou muito feliz”, disse Tiago Santos em declarações após a prova.
 
O jovem ciclista do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola é uma das grandes promessas nacionais da modalidade e junta este título à Taça de Portugal de Cadetes, que havia conquistado recentemente.
 
Fotografia: FP Ciclismo