Terça-feira, Março 19, 2024
Terça-feira, Março 19, 2024

Covid-19: Concelho de Alcobaça regista mais uma morte

Data:

Partilhar artigo:

O concelho de Alcobaça registou, nas últimas 24 horas, um óbito por Covid-19, elevando para três o número de mortes, ainda que uma delas não esteja comprovada relação direta com o novo coronavírus.

O concelho de Alcobaça registou, nas últimas 24 horas, um óbito por Covid-19, elevando para três o número de mortes, ainda que uma delas ainda não esteja comprovada relação direta com o novo coronavírus.

O óbito confirmado esta sexta-feira tem a ver com o caso positivo da utente do Serviço de Apoio Domiciliário da Misericórdia de Alfeizerão. “A senhora foi para o hospital de Caldas da Rainha com um traumatismo craniano na sequência de uma queda. Foi testada para a Covid-19 e acusou positivo. Mas foi pela gravidade do traumatismo que foi transferida para Lisboa, acabando por falecer quando chegou ao Hospital Santa Maria”, explicou o presidente da Câmara de Alcobaça, na sessão de Assembleia Municipal. “Independemente da causa da morte, se a pessoa estiver infetada com o novo coronavírus, a autoridade de saúde contabiliza a morte como Covid-19”, acrescentou Paulo Inácio.

Região de Cister - Assine Já!

O autarca informou ainda que os resultados dos sete funcionários dessa valência da Santa Casa deram negativo, não havendo qualquer surto nessa instituição.

Em relação ao lar da Misericórdia de Aljubarrota, o chefe do executivo municipal adiantou que, à data, estão confirmados 43 casos positivos: 29 utentes, 11 funcionários e três familiares.

Assim, e segundo os últimos dados da Comunidade Intermunicipal do Oeste, o concelho de Alcobaça regista mais três casos ativos, tendo à data 60 pessoas infetadas. Além disso, há duas novas recuperações, num total de 40 casos recuperados.

Já o concelho da Nazaré apresenta uma situação epidemiológica sem alterações há vários dias. Há dois casos ativos de infeção com Covid-19, um doente recuperado e dois óbitos, de acordo com a informação da Autoridade de Saúde da Nazaré à Proteção Civil Municipal.

Os 12 municípios da OesteCim somam, no conjunto, mais dez casos positivos, com 309 ativos, 270 recuperados e 13 óbitos. 

Por sua vez, foi contabilizado mais um caso positivo e mais um caso de recuperação no concelho de Porto de Mós. “Esta situação resultado do efeito colateral do surto de Aljubarrota. Familiar de uma funcionária, que reside na freguesia de Pedreiras”, informou o presidente da Câmara de Porto de Mós num comunicado em vídeo. “Redes de contacto estão identificadas e em confinamento”, acrescentou Jorge Vala. O município de Porto de Mós regista, assim, 13 casos confirmados: 9 recuperados, 3 ativos e 1 óbito.

AD Footer

Artigos Relacionados

Cistermúsica eleito melhor festival de pequeno formato nos Iberian Festival Awards

O Cistermúsica foi reconhecido como o melhor festival de pequeno formato nos Iberian Festival Awards, cujos prémios foram...

Tiago Santos em 43.º na estreia como profissional

O barriense Tiago Santos (Continental Q36.5) estreou-se profissionalmente numa prova continental, na Croácia, ao conquistar, na semana passada,...

Mosteiro de Alcobaça acolhe vigília da misericórdia

O Mosteiro de Alcobaça vai acolher uma de três "vigílias da misericórdia" que se vão realizar no próximo...

José Rafael será orador do TALKFEST 2024

José Rafael, vice-presidente da ABA - Banda de Alcobaça Associação de Artes, é um dos oradores do TALKFEST...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!