Sexta-feira, Abril 26, 2024
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Fablab alicia empresários e jovens de Porto de Mós a potenciar ideias

Data:

Partilhar artigo:

Foi inaugurado esta quarta-feira, pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior,  o Laboratório de Fabricação de Porto de Mós, instalado no edifício do Espaço Jovem. A ideia do FabLab é potenciar o desenvolvimento de competências e conhecimento de jovens e de empresários do concelho.

Foi inaugurado esta quarta-feira, pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior,  o Laboratório de Fabricação de Porto de Mós, instalado no edifício do Espaço Jovem. A ideia do FabLab é potenciar o desenvolvimento de competências e conhecimento de jovens e de empresários do concelho.

Trata-se de “um projeto inovador e pioneiro na região, composto por um conjunto de ferramentas de prototipagem, cujo conceito foi desenhado e pensado para a comunidade, dotando Porto de Mós de um polo que disponibiliza tecnologia aberta à experimentação para todos“, sublinhou o presidente da Câmara de Porto de Mós, durante a inauguração. Outro dos objetivos do projeto passa por “apoiar o dinâmico tecido empresarial da região, sobretudo as empresas que assentam o seu modelo de negócio na prototipagem e desenvolvimento“, enfatizou Jorge Vala.

Região de Cister - Assine Já!

No FabLab será, assim, possível “desenhar, desenvolver, fabricar e testar soluções e produtos inovadores, dispondo de um lab manager para prestar apoio aos utilizadores no manuseamento das máquinas”. Estão ainda planeados um conjunto de workshops, desde a maquinação em CNC, à robótica, automação até às técnicas de tecelagem em junco, com o objetivo de “estimular uma perspetiva de real exploração e experimentação“, enumerou o chefe do executivo municipal. O espaço será também o “ponto de encontro refular de interessados nestas temáticas, através do programa de palestras em colaboração com as escolas, sobretudo do ensino superior, e com as empresas”, concluiu.

“Espero e acredito que este Laboratório consiga gerar conhecimento e gerar a potência pelo conhecimento dos muitos alunos e dos empresários do concelho“, sublinhou o secretário do Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Para João Teixeira, “o Fablab tem o condão de desenvolver apetências, quer nos jovens, quer nos empresários, e de introduzir uma cultura de conhecimento que leve à modificação do nosso paradigma económico“.

Durante a visita ao espaço, houve a oportunidade de conhecer as potencialidades do espaço, as máquinas e ferramenta disponíveis para a execução de projetos e, também, alguns trabalhos já executados no laboratório, que abriu ao público recentemente. Integrado na rede global de FabLabs, o FabLab de Porto de Mós será inscrito na rede mundial de FabLabs.io (MIT).

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Dois feridos na sequência de uma colisão entre um ligeiro e um motociclo na Benedita

Uma colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um motociclo, ocorrida na tarde desta sexta-feira, dia 26...

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Beneditense visita Ansião em duelo de extrema importância na Honra de juniores

A equipa de juniores do Beneditense vai visitar o reduto do Ansião, no próximo dia 4 (15:30 horas),...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!