Quarta-feira, Novembro 5, 2025
Quarta-feira, Novembro 5, 2025

Novo comandante de Alcobaça quer aproximar PSP da comunidade

Data:

Partilhar artigo:

Firmino Rodrigues é o novo comandante da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Alcobaça. Em funções há pouco mais de seis meses, o comissário pretende em Alcobaça “dar continuidade ao bom trabalho desenvolvido”, tendo a “proximidade com a comunidade” e a “prevenção” como objetivos prioritários do seu “mandato”.

Firmino Rodrigues é o novo comandante da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Alcobaça. Em funções há pouco mais de seis meses, o comissário pretende em Alcobaça “dar continuidade ao bom trabalho desenvolvido”, tendo a “proximidade com a comunidade” e a “prevenção” como objetivos prioritários do seu “mandato”.

Natural de Bragança, ao longo dos 32 anos de carreira, o polícia já desempenhou funções em Lisboa, Caldas da Rainha e Peniche, tendo nos últimos anos assumido funções como segundo comandante da Divisão da PSP das Caldas da Rainha. O contacto com a comunidade, que deriva da parte operacional, é para Firmino Rodrigues o fator mais aprazível da profissão. “Defino-me como um homem do povo e que quer servir o povo. Deste modo, a procura constante de soluções para os problemas das pessoas é muito satisfatório. Gosto de sentir que a comunidade confia na minha equipa e isso conquista-se”, afirma.

Região de Cister - Assine já!

O balanço dos primeiros meses de trabalho na cidade de Alcobaça é descrito como “muito positivo”. A proximidade com as entidades, a equipa e a “tranquilidade que impera neste centro urbano” são alguns dos elementos motivadores. “Tenho o privilégio de estar a comandar excelentes polícias, íntegros e com um sentido de dever que não se encontra em todo o lado”, sublinha Firmino Rodrigues. A nível das instituições da cidade, incluindo a autarquia, “a relação tem sido também muito acolhedora”, acrescenta.

O novo comandante da PSP de Alcobaça quer dar continuidade ao trabalho realizado pelo seu antecessor junto da comunidade escolar e sénior, potenciando o seu crescimento. “Ações de sensibilização são o nosso grande foco. Debater a intolerância, o bullying, os perigos na Internet e até mesmo a violência doméstica continua a ser a nossa aposta, porque é nas crianças que está o futuro da nossa sociedade”, defende. A prevenção para situações de risco que envolvem idosos (assaltos, abandono e violência), bem como uma maior fiscalização do uso de estupefacientes e de bebidas alcoólicas entre menores são outras das apostas do seu comando.

“Alcobaça é uma cidade segura. Obviamente que há registo de acidentes rodoviários, assaltos e casos de violência doméstica. Pensar que vamos erradicar todos os delitos é uma utopia, mas a segurança desta cidade está acima da média nacional”, reitera o comissário. “É seguro andar na rua à noite e no que depender da minha equipa, assim vai continuar”, garante. O objetivo passa por “melhorar e continuar a garantir que os crimes são punidos e que os cidadãos se sentem protegidos na sua cidade”. 

O chefe Nelson Matos, que assumiu o cargo de comandante da PSP de Alcobaça nos últimos oito anos, passa a exercer funções como segundo-comandante.

AD Footer

Artigos Relacionados

Alcobacense Rui Morais no Conselho de Administração do CCB

O alcobacense Rui Morais foi nomeado vogal do Conselho de Administração da Fundação Centro Cultural de Belém (CCB),...

Número de animais recolhidos e de adoções baixa no Croama

Os números do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Município de Alcobaça (Croama) diminuíram em...

Grutas de Mira de Aire vão integrar associação espanhola

As Grutas de Mira de Aire vão integrar a Associação de Grutas Turísticas de Espanha (ACTE). A confirmação...

Gin Casanova Citrus ganha medalha de prata em concurso internacional

O gin Casanova Citrus, produzido pela adega de Alcobaça Lemos Figueiredo, foi premiado com uma medalha de prata...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!